Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Seguradoras vão ter gestor de reclamações

A figura do gestor de reclamações vai passar a ser obrigatória para todas as companhias de seguros, avançou Fernando Nogueira, presidente do Instituto de Seguros de Portugal (ISP), na apresentação do relatório anual sobre o sector segurador e fundos de pe

10 de Outubro de 2007 às 14:04
  • ...

A figura do gestor de reclamações vai passar a ser obrigatória para todas as companhias de seguros, avançou Fernando Nogueira, presidente do Instituto de Seguros de Portugal (ISP), na apresentação do relatório anual sobre o sector segurador e fundos de pensões 2006.

Até ao final do primeiro semestre do próximo ano o ISP quer criar condições para que as reclamações no sector segurador sejam mais rápidas, mais simples e mais transparentes.

Daí que a intenção da autoridade de supervisão dos seguros seja, através de um modelo normativo, criar a figura do gestor de reclamações, a qual já existe, no entanto, na maioria dos operadores, estabelecendo designadamente prazos para que as seguradoras respondam aos seus clientes.  

"Muitas reclamações deixarão de existir se os operadores cumprirem os prazos", sustentou Fernando Nogueira.

De acordo com um estudo do ISP, relativo à responsabilidade social no sector segurador, o tempo médio de resolução de reclamações é inferior a 10 dias em 66% das empresas.

Com a regulamentação que avançará no próximo ano o ISP pretende que o número de reclamações diminua e que as que continuem a ser apresentadas sejam tratadas de uma forma mais eficiente.

Sem avançar com dados concretos quanto ao número de reclamações apresentadas no sector, o presidente do ISP lembrou que as reclamações do scetor segurador são as têm menor expressão comparativamente com outros sectores de actividade.

"Queremos criar condições para simplificar processos, reduzir burocracia e resolver as situações de forma directa e o mais rapidamente possível", , afirmou o responsável, que acredita que a situação actual de resolução das reclamações pode ser melhorada.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio