Notícia
Segundo Huarte assume administração do BBVA Portugal
A administração do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) aprovou uma reorganização da estrutura directiva, que se traduziu na nomeação de Segundo Huarte para o cargo de administrador delegado do segundo maior banco espanhol em Portugal.
«Esta remodelação da cúpula directiva do BBVA pretende dotar o grupo de uma estrutura mais ágil, com uma maior autonomia das áreas de negócio e uma maior orientação para as necessidades presentes e futuras da sociedade e do negócio», refere o banco em comunicado.
A nomeação surge depois de, no final do ano passado, o mandato dos órgãos sociais do BBVA Portugal ter terminado.
Segundo Huarte nasceu em Irun em Guipúzcoa, no País Basco, tem 50 anos e é licenciado em Ciências Económicas e Empresarias pela Universidade de Bilbao. Iniciou a sua carreira no Banco Vizcaya em 1975, tendo sido director comercial de Indubán (Banco de Financiamento Industrial). Foi também director de «marketing» do Banco de Comércio, tendo em 1998 assumido a direcção geral do mesmo.
Desde Janeiro de 2000 que exerce a função de director territorial das Canárias do BBVA, onde o banco detém a maior quota, de 20%, dentro do mercado espanhol.
Paralelamente foi também desenvolvendo uma vertente académica tendo leccionado Finanças na Universidade Comercial de Deusto, em Bilbao. Dirigiu ainda cursos especiais sobre a Banca na Escola de Organização Industrial (E.O.I Madrid) e foi professor de Direcção e Gestão de Empresas na ESIC Universitária - Escola Superior de Gestão Comercial e Marketing em Madrid.
Em Portugal, Segundo Huarte «pensa potenciar a oferta de serviços de valor acrescentado aos seus clientes e, prosseguir assim, uma política de crescimento selectivo da base de negócio, direccionando-o para segmentos de mercado preferenciais, onde se englobam as grandes empresas e a gama alta do sector de particulares», refere um comunicado da instituição.
A esta orientação do negócio associam-se critérios de rendibilidade e solidez financeira e uma preocupação de racionalizar os custos de funcionamento por forma a obter ganhos significativos de eficiência, de acordo com a mesma fonte.
O BBVA Portugal detém uma rede de 120 agências e emprega 1.000 pessoas. Em 2002, o banco registou, relativamente ao ano anterior, crescimentos de 18,1% no crédito a clientes e de 1,1% nos depósitos de clientes.
As acções do BBVA seguiam nos 8,25 euros, a subir 2,23%.