Notícia
SEC vai investigar «formalmente» os resultados da IBM
A International Business Machines (IBM) vai ser investigada formalmente pela Securities Exchange Commission, o regulador do mercado de capitais dos EUA. Em causa estão os resultados financeiros da empresa relativos ao primeiro trimestre de 2005.
A International Business Machines (IBM) vai ser investigada formalmente pela Securities Exchange Commission, o regulador do mercado de capitais dos EUA. Em causa estão os resultados financeiros da empresa relativos ao primeiro trimestre de 2005.
A IBM informou hoje, que a SEC elevou a sua investigação de «informal» para «formal», um nível que concede à Securities Exchange Commission o poder de intimar e obrigar os executivos da IBM a testemunhar.
O regulador começou a observar os resultados da IBM no ano passado, depois da fabricante ter divulgado os resultados referentes aos três primeiros meses dos ano, resultados esses que coincidiam com uma mudança da empresa na contabilidade para as opções de compra de acções.
A investigação, anunciada em Junho de 2005, reacendeu a preocupação entre os analistas, de que a IBM, tenha utilizado as despesas do plano de opção de compra de acções para disfarçar os maus resultados.
O director financeiro da empresa afirmou, na altura, que esperava que a mudança na contabilidade da empresa, para as «stock-options», deveria implicar um custo de 0,14 dólares por acção. Nessa mesma altura, a IBM apressou os analistas a reverem em baixa os lucros de 1,04 dólares por título, para os 0,90 dólares, para reflectir as alterações.
Nove dias depois, a IBM apresentou lucros de 0,85 dólares por acção, falhando as estimativas, com os custos das «stock-options» em 0,10 dólares por título. Os custos de compensação abaixo do esperado indicaram que a IBM tinha falhado as estimativas de lucros, por uma margem ainda mais significativa do que aquilo que revelou no seu relatório trimestral.
«Chegou a um nível em que a SEC acredita que existe um problema e que se está a tornar mais sério», afirmou Brad Lewis, antigo promotor de justiça federal, acrescentando que «geralmente não são boas notícias. Não é assim tão surpreendente e não significa que alguém tenha tirado alguma conclusão», em declarações à Bloomberg.
Em comunicado, a IBM afirmou que o inquérito, a decorrer, não significa que tenham existido quaisquer infracções à lei. As acções da empresa encerram a sessão de ontem em queda de 0,71% para os 83,57 dólares.