Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Santander avança com nova acção judicial sobre swaps contra empresas públicas

O banco moveu uma nova acção em Londres para reclamar o pagamento dos cupões das empresas do Metro do Porto e do Metro de Lisboa que foram suspensos em Setembro, segundo noticia o “Público”.

Paulo Duarte/Negócios
29 de Outubro de 2013 às 09:10
  • 15
  • ...

O banco Santander avançou com um procedimento judicial em Londres para reclamar o pagamento de cupões devidos por empresas públicas portuguesas que subscreveram “swaps”, tendo as equipas de gestão do Metro do Porto e do Metro de Lisboa sido já notificadas, segundo escreve esta terça-feira o “Público”.

 

A reclamação do pagamento dos cupões surge depois de aquelas duas empresas terem deixado de pagar em meados de Setembro (sob ordens do Ministério das Finanças) cupões relacionados com acertos de contas entre os ganhos e perdas resultantes dos derivados de cobertura de risco.

 

O Ministério das Finanças indicou ao “Público” que “o processo judicial está a correr no tribunal em Londres”, não tendo o Governo acrescentado qualquer comentário.

 

A acção agora movida vem somar-se a uma outra acção judicial interposta pelo Santander depois de as Finanças terem anunciado em Abril deste ano que o Estado iria avançar para tribunal contra aquele banco.

 

Nos últimos meses o Santander moveu ainda duas outras acções em Lisboa, uma para ter acesso aos relatórios na base da classificação dos derivados e outra para exigir a correcção desses documentos.

 

A nova acção judicial do Santander visando as empresas públicas portuguesas surge pouco antes de a banca internacional começar a ser ouvida no Parlamento pela comissão de inquérito ao caso dos “swaps”. As audições começam esta quarta-feira, com o Deutche Bank, seguindo-se o Barclays, BNP Paribas e JP Morgan.

Ver comentários
Saber mais swaps Santander Finanças empresas públicas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio