Notícia
Repsol e Galp reduzem preços do gasóleo a partir de amanhã (act)
A Repsol e a Galp Energia decidiram descer os preços do gasóleo, a partir de amanhã, efectuando reduções no preço de venda de 1,5 e 1,8 cêntimos, respectivamente. A BP já tinha descido os preços hoje.
(actualiza com descida da Galp também a partir de amanhã)
A Repsol e a Galp Energia decidiram descer os preços do gasóleo, a partir de amanhã, efectuando reduções no preço de venda de 1,5 e 1,8 cêntimos, respectivamente. A BP já tinha descido os preços hoje.
A Repsol, que em Portugal também controla a rede da Shell, decidiu reduzir o preço do gasóleo, pela segunda vez no espaço de uma semana, em 1,5 cêntimos, deixando o valor da gasolina inalterada, revelou fonte oficial da petrolífera ao Jornal de Negócios online. Esta é a sétima descida desde dia 1 de Novembro de 2004.
Fonte oficial da Galp Energia disse ao Jornal de Negócios Online que a empresa também vai recomendar uma descida do gasóleo, em 1,8 cêntimos, a partir de amanhã. Na líder Galp, o litro de gasóleo vai passar a custar 0,829 euros, contra os 0,847 euros anteriores.
A partir de amanhã, o preço recomendado pela Repsol para o gasóleo é de 0,834 euros, contra os 0,849 euros anteriormente praticados. Esta é a segunda redução que a petrolífera efectua no espaço de uma semana. Dia 4 deste mês, ou seja, na semana passada, a Repsol tinha baixado o gasóleo de 0,859 euros para 0,849 numa diminuição de um cêntimo.
Com uma subida pelo meio, esta é também a sétima descida neste combustível desde dia 1 de Novembro, quando o preço era de 0,897 euros. Desde esse dia o gasóleo na petrolífera já baixou 6,3 cêntimos, ou 7%.
No entanto, estas reduções não invalidam que o combustível esteja 19,14% mais caro, ou 13,4 cêntimos acima face a dia 1 de Janeiro de 2004 quando, custava apenas 0,70 euros por litro e quando o mercado de combustíveis em Portugal foi liberalizado.
A redução de preços que a Repsol efectua a partir de amanhã surge depois da BP ter recomendado à sua rede de retalho, a partir de hoje, uma descida de 1,5 cêntimos no preço dos gasóleos, a partir das 0h00 de 12 de Janeiro. Esta é a quinta redução que a BP fez nos últimos dois meses, tendo a última alteração ocorrido a 6 de Janeiro.
Desta forma o gasóleo passará a custar 0,832 euros por litro e o gasóleo agrícola 0,533 euros por litro. Também na nova gama de combustíveis da BP, o Ultimate Diesel sofre alteração, passando a custar 0,882 euros por litro.
À semelhança da BP, a Repsol e a Galp também deixaram os preços das gasolinas inalterados.