Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Repsol avança para arbitragem internacional contra a Argentina

Passados cerca de seis meses desde que a Argentina expropriou a Repsol da sua unidade naquele país, a petrolífera decidiu avançar com um pedido de arbitragem por parte do Ciadi, organismo do Banco Mundial.

Negócios 04 de Dezembro de 2012 às 12:44
  • ...

A Repsol alega que a expropriação representa um incumprimento do acordo para a promoção e protecção dos investidores que foi celebrado entre Espanha e Argentina em 1991. As duas partes tinham seis meses para chegarem a um acordo, o que não aconteceu.

A Repsol viu-se expropriada da sua filial YPF em Abril deste ano. A empresa e a Argentina tinham seis meses, que terminaram em Novembro, para chegar a um acordo antes de accionarem o pedido para que o Ciadi interviesse. O Ciad é a principal instituição de mediação de problemas relacionados com investimentos internacionais.

O Ciad deverá agora constituir o tribunal arbitral onde as partes vão entrar as suas alegações. A Repsol disse, em comunicado citado pelos jornais espanhóis, que vai apresentar pedidos de indemnizações à Argentina.

O caso remonta a Abril deste ano, quando a Argentina decidiu nacionalizar 51% do capital da YPF, esta participação era detida pela Repsol que tinha uma participação de 57,4%. O restante está nas mãos do grupo argentino Petersen, da família Eskenazi, que detém mais de 25%, e dos investidores de Wall Street, que detêm 18%.

Em Maio, a Repsol contabilizou em 5,7 mil milhões de euros a sua "exposição máxima" à YPF e reafirmou a intenção de pedir uma indemnização de 10,5 mil milhões de dólares (cerca de oito mil milhões de euros).

Ver comentários
Saber mais Repsol Argentina YPF petrolífera expropriação nacionalização
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio