Notícia
Reguladores chineses investigam Anbang
A seguradora foi uma das candidatas à compra do Novo Banco no Verão do ano passado. Além disso, adquiriu o hotel Waldorf Astoria, os Strategic Hotels & Resorts e fez uma oferta, que depois retirou, pelos Starwood Hotels & Resorts.
O grupo segurador Anbang, bem como outras empresas do sector, estarão a ser investigadas pelo regulador chinês, revela o Financial Times. O regulador terá enviado inspectores a estas companhias para investigarem eventuais práticas agressivas de investimento. Fonte próxima do processo, avança que a ordem para a investigação terá partido de altos cargos do governo.
As investigações do regulador chinês estarão centradas essencialmente nas aquisições efectuadas pelas empresas do sector e na forma como estas terão sido financiadas.
A Anbang adquiriu por dois mil milhões de dólares (1,75 mil milhões de euros) os Waldorf Astoria hotel, por 6,5 mil milhões de dólares (5,7 mil milhões de euros) os Strategic Hotels & Resorts e, depois de ter chegado a oferecer 14 mil milhões de dólares (12,3 mil milhões de euros) pelos Starwood Hotels & Resorts, desistiu da compra justificando com as "condições de mercado".
O Financial Times avança ainda informações do site especializado Caixin, segundo o qual, a China Insurance Regulatory Commission terá enviado, no início desta semana, uma equipa de investigadores aos escritórios da Anbang para que recolhessem informação sobre o negócio da empresa. Nem o regulador nem a seguradora, que esteve na corrida pelo português Novo Banco no ano passado, quiseram comentar estas informações.
Mas, na semana passada, o regulador publicou no seu site um comunicado onde citava algumas seguradoras por não divulgarem informações relacionadas com as transacções efectuadas.