Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Reestruturação do Banif avança com integração da "holding" na instituição bancária

Banif marca assembleia-geral de accionistas para 8 de Outubro para a aprovação da fusão por incorporação da principal "holding" do grupo no Banif – Banco Internacional do Funchal. A operação está incluída no processo de capitalização do banco comandado por Jorge Tomé.

04 de Setembro de 2012 às 20:55
  • 7
  • ...
A “holding” de topo do Banif vai ser integrada na principal instituição bancária do grupo. Inserida no processo de capitalização que o banco está a empreender, a fusão por incorporação vai levar ao desaparecimento do nome Banif SGPS, SA.

Aquela que ainda é a “holding” do Banif, que comanda todos os restantes negócios do grupo, será integrada no Banif – Banco Internacional do Funchal, a principal instituição bancária, informou hoje o grupo em comunicado emitido através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A operação de fusão por incorporação, hoje registada na Conservatória, foi já autorizada pelo Banco de Portugal e será submetida a aprovação de accionistas na assembleia-geral, marcada pelo banco liderado por Jorge Tomé para 8 de Outubro.

De acordo com o comunicado, o património do Banif SGPS é transferido para o Banif – Banco Internacional do Funchal. Além disso, os accionistas da “holding” vão receber novas acções representativas do capital social da instituição bancária. O Banif – Banco Internacional do Funchal, SA passa a ser a entidade central do grupo e fica, na nova “hierarquia”, acima do Banif Mais, de crédito especializado, da Rentipar (seguros), da banca de investimento e ainda do Banif Brasil.

A fusão é parte do processo de reorganização interna, que já levou, por exemplo, à fusão da Banif Comercial e da Banif Investimentos. A reestruturação do grupo pretende reduzir o número de sociedades presentes naquela instituição, de modo a tornar o grupo “mais ágil”, como chegou a dizer Jorge Tomé em entrevista ao Negócios, em Maio.

A reestruturação é uma parte do processo de capitalização do Banif, a que está obrigado pelo Banco de Portugal, que deverá ficar concluído este mês e que deverá ditar a entrada do Estado no capital do banco fundado por Horácio Roque.
Ver comentários
Saber mais Banif Jorge Tomé processo de capitalização
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio