Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rede BES em Espanha absorve Benito e Monjardín; estima lucros em 2003

O Banco Espírito Santo começa hoje a operar com uma só rede no mercado espanhol, absorvendo a Benito e Monjardín, visando obter lucros este ano. A estratégia de crescimento passa pela captação de empresas com relações no mercado ibérico.

Negócios negocios@negocios.pt 01 de Abril de 2003 às 10:55
O Banco Espírito Santo começa hoje a operar com uma só rede no mercado espanhol, absorvendo a Benito e Monjardín, visando obter lucros este ano. A estratégia de crescimento passa pela captação de empresas com relações no mercado ibérico.

«O BES [BESNN] ainda é pequeno em Espanha», diz José Espírito Santo, administrador do banco português em Espanha.

O BES Espanha, a soma do banco e da gestora, espera atingir resultados líquidos positivos em 2003 e tem como objectivo obter uma rendibilidade dos capitais próprios (ROE) de 15% em 2006.

Segundo José Manuel Espírito Santo, o BES quer crescer através da expansão da rede de agentes - elementos privados que angariam clientes para o banco -, do desenvolvimento acelerado do canal telefónico e electrónico.

Na banca de investimento, o objectivo é duplicar a quota de mercado em activos sob gestão para 1% e integrar o «top tem» em termos de SIMCAV, afirma o administrador.

A mesma fonte destaca o objectivo de captar os clientes da banca de investimento para a banca comercial e privada, sendo a localização preferencial junto da fronteira com Portugal, nomeadamente na Galiza.

«Não esperamos expandir a rede de balcões. Interessa consolidar e estamos a estudar a abertura de uma sucursal nas baleares e Palma de Maiorca, onde o PIB per capita é elevado», afirma José Espírito Santo numa conferência de imprensa em Espanha.

O BES prevê que os activos sob gestão ascendam a 1,039 mil milhões de euros em 2003, mais 7% que o ano passado. Em 2004 a estimativa sobe para 1,112 mil milhões de euros, crescendo para 1,27 mil milhões de euros em 2006.

A mesma fonte refere que estão «prudentes no crescimento» e aponta para um aumento médio de 50 clientes por mês, «pois alguns também saem».

A concorrência em Espanha aumentou pois já não existe agravamento fiscal para a mudança de gestora ou fundo de investimento.

BES quer estar na liga espanhola de futebol

O BES está em contactos com a Liga Espanhola para estudar a viabilidade de uma parceria como acontece em Portugal com o Benfica, FC Porto e Sporting.

Segundo o administrador, passa por aproveitar a experiência adquirida no mercado português.

BES no novo estádio de Wembley e no metro de Londres

O BES integra os «project finance» do novo estádio de Wembley e do metro de Londres, disse Paulo Padrão, fonte oficial do banco liderado por Ricardo Salgado.

O BES vai integrar todos as áreas do banco de investimento que sejam «iberizáveis», afirmou. O departamento de «research» vai continuar dividido entre Portugal e Espanha. Segundo, Christian Minzolini, administrador do BES Espanha, não faz sentido ter um departamento de «research» só para Portugal.

O BES espera crescer através da captação de clientes, mas também pode adquirir carteiras a instituições particulares, procedimento muito frequente no mercado espanhol.

A expansão da actividade não está condicionada pelo aumento do número de balcões. O BES eliminou dois balcões devido à duplicação de agências do BES e do Benito e Monjardín na mesma cidade.

As acções do BES seguiam inalteradas nos 12 euros.

Por Diogo Simão em Madrid

O jornalista viajou a convite do BES

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio