Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PTM reforça para 98,7% na PT Multimédia.com após OPT (act.2)

A PT Multimédia aumentou a sua posição no capital da participada PTM.com, para os 98,7%, após o lançamento de uma oferta pública de troca (OPT), com este resultado a «ultrapassar as nossas melhores expectativas», disse hoje Ançã Henriques.

03 de Dezembro de 2001 às 10:43
  • ...

(actualiza com novos detalhes)

A PT Multimédia aumentou a sua posição no capital da participada PTM.com, para os 98,7%, após o lançamento de uma oferta pública de troca (OPT), com este resultado a «ultrapassar as nossas melhores expectativas», disse hoje Ançã Henriques, presidente da PTM, na sessão especial de Bolsa.

A OPT incidia sobre 108.665.269 acções da PTM.com [PTD] que ainda não eram detidas pela PT Multimédia [PTM], sendo que deste total foram entregues na OPT 104.478.676 títulos.

Após a realização da operação, ficaram dispersas pelo mercado apenas 4.195.214 acções da «dotcom» do grupo PT, o correspondente a cerca de 1,3% do seu capital social.

Após a sessão especial de Bolsa, para apuramento dos resultados, Ançã Henriques considerou que «o resultado obtido na OPT ultrapassou as nossas melhores expectativas», acrescentando estar «muito satisfeito», com a operação, uma vez que a meta da PTM era conseguir reunir mais de 90% do capital da «dotcom» do Grupo PT.

«O mercado confirmou a justeza da nossa estratégia», afirmou a mesma fonte, considerando que o nível de adesão à operação foi «arrasador».

O Grupo Totta, que era titular de uma participação de 15,76% do capital da PT Multimedia.com, aceitou a OPT lançada sobre esta empresa, pelo que passou a controlar uma participação de cerca de 4,5% na PTM, conforme já tinha adiantado fonte da instituição bancária ao Negocios.pt.

PTM emite quase 30 milhões de novas acções; prossegue estratégia de racionalização

A operação consistia na oferta de uma acção da PT Multimédia por cada 3,4908 acções da PTM.com, pelo que a empresa de multimédia da PT vai ter de emitir 29.926.128 acções para entregar aos anteriores accionistas da PTM.com, tendo em conta o referido rácio de troca.

Após a emissão das novas acções, o capital da PTM vai ser representado por cerca de 156 milhões de títulos, com a operação a permitir «reforçar a própria capitalização bolsista da PTM», segundo afirmou Ançã Henriques aos jornalistas.

O reforço no capital da PTM.com vai permitir «prosseguirmos com o nosso plano de racionalização e consolidação» das várias áreas de negócio do grupo, nomeadamente através da captação de sinergias, adiantou o mesmo responsável.

O presidente da PTM acrescentou que «nalguns casos esperamos poupanças e noutros prevemos aumentar o ritmo de crescimento» dos negócios do grupo.

«Era fundamental não termos diferentes composições accionistas nas várias áreas de negócio que constituem o universo da PTM», acrescentou ainda Ançã Henriques, explicando a opção de avançar com a OPT sobre as acções da PTM.com.

PTM reitera intenção de lançar OPA potestativa sobre PTM.com

Ançã Henriques afirmou que «no prazo legal de seis meses vamos avançar com a OPA potestativa» sobre o capital remanescente da PTM.com, uma vez que «o objectivo último da operação mantém-se», com a PTM a pretender retirar a sua participada de Bolsa.

O presidente da PTM escusou-se, no entanto, a adiantar quais as condições que irão constar da referida OPA potestativa, uma vez que as mesmas ainda terão de ser «alvo de avaliação».

A PTM está a ser alvo de uma acção judicial por parte de alguns accionistas minoritários, visando a impugnação da última assembleia geral (AG) que visou aprovar o aumento de capital para financiar a aquisição das acções da PTM.com.

Por esse motivo, as novas acções da PT Multimédia a emitir por contrapartida na oferta constituirão uma categoria autónoma durante a pendência da acção de impugnação, e até trânsito em julgado da decisão judicial da mesma, segundo já adiantou a empresa.

No âmbito deste processo, Ançã Henriques disse que «confiamos nos tribunais portugueses», pelo que «vamos aguardar com confiança o resultado a que se vier a chegar».

A PT Multimédia seguia inalterada nos 7,55 euros (1.514 escudos) e a PTM.com descia 3,33% até aos 1,74 euros (348 escudos).

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio