Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT Multimedia perde clientes para todos os operadores alternativos

As empresas do Grupo PT sofreram ao longo de 2006 um forte "ataque" no mercado do acesso à Internet de banda larga. Se no final de 2005 este Grupo tinha uma quota de 78,6%, já em Dezembro de 2006 esta "fatia" era de apenas 71,6%, fruto do bom desempenho d

09 de Março de 2007 às 06:20
  • ...

As empresas do Grupo PT sofreram ao longo de 2006 um forte "ataque" no mercado do acesso à Internet de banda larga. Se no final de 2005 este Grupo tinha uma quota de 78,6%, já em Dezembro de 2006 esta "fatia" era de apenas 71,6%, fruto do bom desempenho das operadoras alternativas que, em 273 mil novos clientes na banda larga, captaram 160 mil.

A Anacom revelou ontem uma série de novos dados sobre os clientes de Internet em Portugal, onde se destaca, por exemplo, o facto de o regulador desagregar pela primeira vez os números de clientes por empresa do Grupo PT.

Assim, e olhando para as empresas que vão ser separadas no "universo PT", constata-

-se que a PT Comunicações (PTC) quase duplica o número de clientes de banda larga da PT Multimedia (PTM). Se a primeira conta com 643,8 mil clientes, a segunda apenas tem 338,7 mil clientes.

Aliás, a performance da PTM no último ano foi bastante inferior à da sua "irmã", já que aumentou a sua base de clientes em 9,9 mil, enquanto que a PTC conseguiu 82,4 mil novos clientes na banda larga.

Olhando para a evolução do negócio dos operadores alternativos, constata-se que estes ultrapassaram de longe a PTM, não chegando, porém, aos "calcanhares" da PTC.

Durante o ano passado, a Cabovisão aumentou a sua base de clientes em 22,8 mil, a Novis em 72 mil e a Oni captou 47,2 mil novos clientes, segundo contas do Jornal de Negócios, com base nos dados da Anacom.

No total, o Grupo PT aumentou a base de clientes de banda larga em 12%, enquanto que os alternativos cresceram 63% de 2005 para 2006. O grupo de Henrique Granadeiro finalizou 2006 com 1,04 milhões de clientes na banda larga - já que aos 982 mil da PTC e da PTM se juntam outros 62 mil dispersos por outras três empresas.

Já os alternativos totalizavam 414 mil clientes no final de 2006, valor que compara com os 254 mil que registavam em Dezembro de 2005.

Destaque neste segmento para a Novis e Oni, que aumentaram a base de clientes em mais de 115% durante o último ano. A empresa da Sonae passou de 59,3 mil clientes para 131,4 mil clientes, enquanto que a Oni saltou dos 40,3 mil para 87,6 mil no final de Dezembro, calculou o JdN. A Cabovisão fechou 2006 com 147 mil clientes, contra os 124,6 mil de 2005.

Os demais alternativos, todos somados - já que a Anacom não desagrega estes valores - captaram 18,5 mil novos clientes, tendo agora 48,1 mil.

No final do ano passado existiam 1,61 milhões de utilizadores de internet em Portugal, dos quais 1,46 milhões utilizava banda larga, mais 23% do que em 2005.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio