Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Projectos de 593 milhões apresentados hoje no Porto

A conferência sobre Estratégia Nacional para a Energia, que se realiza hoje no Porto presidida do ministro da Economia e Inovação, vai apresentar projectos de investimento nas energias renováveis no valor de 593 milhões de euros, segundo dados avançados p

07 de Julho de 2006 às 08:24
  • ...

A conferência sobre Estratégia Nacional para a Energia, que se realiza hoje no Porto presidida do ministro da Economia e Inovação, vai apresentar projectos de investimento nas energias renováveis no valor de 593 milhões de euros, segundo dados avançados pela agência Lusa.

Na conferência, que conta ainda com a presença do primeiro-ministro José Sócrates, será apresentado o Parque Eólico do Alto Minho I, descrito como o maior da Europa, num investimento previsto de 343 milhões de euros.

O parque, situado na região do Vale do Minho, terá uma potência instalada de 240 MW (megawatts) e é composto por cinco subparques e um estação de ligação à rede eléctrica nacional.

A infra-estrutura terá 120 torres eólicas, com 2 MW cada, é um projecto da empresa VentoMinho, controlada em 85% pela Empreendimentos Eólicos do Vale do Minho e em 15% pelas câmaras de Paredes de Coura, Valença, Monção e Melgaço.

Este projecto, concluído em dois anos, terá uma produção anual de 667 gigawatts, permitindo evitar a emissão de 466 mil toneladas por ano de CO2.

Na conferência serão ainda apresentados os parques eólicos de São Paio, Espiga e Arga.

Em relação à biomassa, a EDP – Bioeléctrica, empresa partilhada pela EDP e pela Altri (que detém a Celulose do Caima), vai apresentar o seu projecto para construir sete centrais, que representam um investimento de 250 milhões de euros.

As centrais, que se prevê fiquem localizadas nos distritos do Algarve, Santarém, Viseu, Braga, Castelo Branco, Coimbra e Leiria, vão permitir criar 80 postos de trabalho directos e 600 indirectos.

A EDP Bioeléctrica prevê uma produção a partir de biomassa de 750 gigawatts a partir de uma potência instalada de 120 MW.

O projecto, a concluir até 2010, reduzirá as emissões de CO2 em 480 mil toneladas e pretende ainda reduzir a importação de 80 milhões de metros cúbicos de gás natural por ano.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio