Notícia
Programa de Acção da Cotec Portugal concluído em Setembro
A Cotec Portugal, apresentada hoje oficialmente no Palácio da Ajuda, irá divulgar em Setembro um Programa Nacional de Acção para a Inovação em Portugal com a selecção de «clusters» e projectos onde Portugal deverá apostar.
O Programa de Acção da Cotec Portugal deverá estar concluído em Setembro, disse o director-geral ao Negocios.pt, Rui Guimarães, à margem da sessão oficial de apresentação da nova Associação Empresarial para a Inovação, no Palácio da Justiça.
Entretanto, «em Junho já deverão haver algumas novidades quanto ao rumo a seguir para que Portugal possa recuperar o atraso de inovação face à média europeia», acrescentou Murteira Nabo, presidente da Cotec.
O Presidente da República, patrono da iniciativa, abriu o discurso esclarecendo que «a Cotec não vai fazer investigação, nem investir em desenvolvimento, nem aplicar inovações».
A missão da Associação é «dinamizar as relações entre componentes do sistema nacional de inovação, estimular e sensibilizar as empresas para a urgência de um investimento mais reprodutivo em investigação e desenvolvimento», explicou Jorge Sampaio.
Em concreto, a Cotec Portugal, que na mesma sessão assinou um protocolo de colaboração com as congéneres espanhola e italiana, irá funcionar como um «interface» com o Sistema Nacional de Inovação, empresários, financiadores e Administração Pública.
A sugestão para criar a Cotec Portugal partiu do Presidente da República, Jorge Sampaio, que apresentou a ideia aos empresários em Novembro. «A ideia foi bem acolhida, porque todos temos a noção de que a inovação, como conceito transversal, tem um papel crucial para o desenvolvimento da economia», justificou Murteira Nabo.
Na mesa da cerimónia de constituição estiveram presentes o Presidente da República, o Rei de Espanha, a ministra das Finanças em representação do primeiro-ministro, os presidentes das Cotec"s de Portugal, Espanha e Itália, entre outros. A assistência era constituída pelos presidentes das 120 empresas associadas e por outros membros do Governo.