Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preços na produção industrial acentuam queda em Outubro

Em Outubro, os preços na produção industrial caíram 1,2% em termos homólogos, acentuando assim a queda já verificada nos meses anteriores. O agrupamento dos bens intermédios foi o principal responsável pela variação homóloga do índice agregado.

Negócios 18 de Novembro de 2014 às 12:43
  • ...

O índice de preços na produção industrial diminuiu 1,2% em Outubro face ao mesmo período de 2013. De acordo com os dados divulgados esta terça-feira, 18 de Novembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) este indicador registou uma variação homóloga de -1,2% em Outubro, sendo que, em Setembro registou uma variação homóloga de -1%.

 

Os números apresentados pelo gabinete nacional de estatística mostram que o agrupamento dos bens intermédios, que registou uma taxa de variação de -1,8% em termos homólogos, foi o principal responsável pela variação homóloga do índice agregado. Por outro lado, o índice relativo às indústrias transformadoras "registou uma variação homóloga de -2,1%, inferior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) à verificada em Setembro, da qual resultou um contributo de -1,8 p.p. para a variação do índice total".

 

Em termos mensais, a variação do índice agregado situou-se em -0,8%, contra os -0,2% registados em Setembro e os -0,6% verificados Outubro de 2013. O INE destaca que o índice do agrupamento da energia apresentou uma variação mensal de -2,3% em Outubro, isto depois de ter tido um aumento de 0,4% em Setembro. "O índice da secção das indústrias transformadoras, com uma taxa de variação mensal de -0,9% (-0,5% em igual mês do ano anterior), foi determinante para a variação do índice agregado (contributo de -0,8 p.p.)", revela ainda o INE.   

 

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística INE índice de preços na produção industrial
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio