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Preço do cabaz de produtos essenciais baixa 4% um mês depois do fim do IVA zero

Novo comparador de preços criado pelo KuantoKusta indica que 21 produtos que faziam parte do cabaz isento de IVA ficaram mais baratos volvido um mês do fim da medida. Laranjas, cebolas e tomate apresentam descidas de preço acima de 20%.

DR
06 de Fevereiro de 2024 às 11:08
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O preço do cabaz de produtos alimentares que esteve isento de IVA durante nove meses baixou 4,15% um mês depois da reposição do imposto, revela uma análise levada a cabo pela Kabaz.pt, ferramenta de comparação de preços nos supermercados, recém-criada pelo KuantoKusta.

Em comunicado, enviado às redações, a plataforma, que foi lançada este mês indica que, comparando a média de preços dos produtos alimentares que estiveram sujeitos à isenção de IVA desta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, com a dos praticados no dia 5 de janeiro, quando a medida chegou ao fim, verifica-se uma descida na ordem dos 5,97 euros no cabaz para um valor total de 137,81 euros.

À luz do estudo, cuja lista inclui 45 produtos - em vez de 46 - 21 ficaram mais baratos, com destaque para as laranjas, cujo preço baixou 35,5% (de 2 euros/kg para 1,29 euros/kg), para as cebolas que passaram a custar menos 24,29% (de 3,16 euros/kg para 2,49 euros/kg) e para o tomate que levou um corte de 20,53% (de 2,63 euros/kg para 2,09 euros/kg). A lista de bens essenciais que ficaram mais acessíveis face há um mês inclui ainda ovos (-17,91%) e atum (-16,96%), bem como o bacalhau (-9,37%) e azeite (-7,71%).

Desta lista de compras, segundo os dados da Kabaz.pt, apenas nove produtos aumentaram de preço, com destaque para artigos como o queijo fatiado (+6,58%); o esparguete (+10,62%), a dourada (+10,25%) e a couve (+36,7%), com os remanescentes 15 itens a não sofrerem oscilações nos preços no intervalo de um mês.

"Esta redução de preços é uma boa notícia para as famílias portuguesas, no entanto é importante continuar atento às flutuações de preços, pois os comerciantes podem adaptar-se rapidamente a novas alterações no mercado", diz o head of business do Kabaz.pt., Pedro Pimenta, citado na mesma nota.
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