Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Balanço pós IVA zero: Preços já subiram mais de 5%

O primeiro balanço da Deco, quatro dias após o fim do IVA zero, revelam uma subida acima de 5% nos 41 produtos que compõem o cabaz essencial e acima de 6% em 14 deles. Iogurte líquido subiu 26%.

Em outubro, a variação homóloga do índice de preços no consumidor abrandou de 3,6% para 2,1%. Há um ano, estava a atingir máximos desde a adesão ao euro, nos 10,1%.
Pedro Catarino
  • 4
  • ...
Em quatro dias, os produtos que eram abrangidos pela política de IVA zero já subiram 5,29%. Na prática, isto significa que o cabaz de 41 produtos encareceu 7,51 euros, passando de um custo médio de 141,97 euros para 149,48 euros.

O balanço é feito pela Deco PROTeste, que sublinha o aumento ainda mais acentuado, acima de 6%, em 14 produtos. Três registaram mesmo subidas a dois dígitos: o iogurte líquido aumentou 25,98%, o óleo alimentar avançou 15,96% e o atum posta em azeite subiu 10,53%.

Com o fim da isenção, os produtos retornaram à taxa de 6% de IVA, exceto o óleo alimentar, que passou para a taxa de 13%, contra a anterior de 23%, aponta a Deco em comunicado, no rescaldo da sua primeira monitorização após o final da medida que começou a 18 de abril de 2023 e terminou a 4 de janeiro.

Esta primeira análise revela também que as retalhistas aumentaram os preços abaixo dos 6% em mais de 21 produtos, o que significa que "poderá ter havido uma tentativa de mitigação do impacto imediato da reintrodução do IVA através de promoções em produtos abrangidos pela isenção. Essa prática pode ter contribuído para minimizar o impacto inicial sentido pelos consumidores", considera Rita Rodrigues, Diretora de Comunicação da DECO PROTeste, que avisa ainda "ser possível que, especialmente no primeiro dia da reintrodução do IVA, tenha havido algum atraso na atualização dos preços afixados".
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio