Notícia
Portugal tem 12,9 milhões de serviços móveis
No final de Setembro deste ano os operadores de telecomunicações móveis detinham um total de 12,9 milhões de serviços, mais 4,4% que no final do segundo trimestre do ano e mais 8,5% face a Setembro de 2006, segundo dados da Anacom.
No final de Setembro deste ano os operadores de telecomunicações móveis detinham um total de 12,9 milhões de serviços, mais 4,4% que no final do segundo trimestre do ano e mais 8,5% face a Setembro de 2006, segundo dados da Anacom.
Este valor representa uma taxa de penetração móvel de 122,1%, ainda que não inclua apenas clientes com telemóveis, já que no total de "clientes" de TMN, Optimus e Vodafone são contabilizados também os serviços de banda larga móvel ou cartões SIM existentes noutro tipo de aparelhos, como terminais de pagamento automático com recurso à rede móvel, equipamentos de alarme, segurança, telemetria e telemática, etc.
O crescimento da importância deste tipo de ofertas nos serviços móveis é aliás notório na evolução dos planos de assinatura no total de serviços móveis, já que estes cresceram 4,8% no trimestre, representando agora 21,8% do total. Já os cartões "pré-pagos" cresceram 4,2%.
"Este acréscimo [nos planos de assinatura] pode estar associado à adesão dos assinantes de serviços de dados baseados no UMTS e ao lançamento de ofertas específicas no âmbito do desenvolvimento da sociedade da informação" aponta mesmo o comunicado do regulador, sublinhando que "a maioria dos tarifários são pós-pagos" neste tipo de serviços.
A Anacom aponta ainda que "no período em análise, os assinantes do serviço móvel realizaram cerca de 1,83 mil milhões de chamadas, um crescimento de 5,7% face ao trimestre anterior e mais 7,8% que no período homólogo".
Em termos de duração do total de minutos de conversação originados na rede móvel, houve um crescimento de 8,5% face ao trimestre anterior, para 3,5 mil milhões de minutos conversados.
"Em termos anuais, o número de minutos cursados nas redes móveis está a crescer a taxas superiores ao crescimento do número de assinantes e ao crescimento do número de chamadas" sublinha a Anacom.
"No terceiro trimestre de 2007, os assinantes do serviço móvel terrestre realizaram, em média, cerca de 47 chamadas mensais, sendo que 31 delas foram realizadas para a rede do operador de origem" constatou ainda o regulador.