Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal Telecom triplica a largura de banda por utilizador no Minho Campus Party

A Portugal Telecom patrocina, à semelhança de outros anos, a Minho Campus Party – maior evento de informática e novas tecnologias em Portugal – fornecendo a conectividade de 465 Mbps, «triplicando assim a largura de banda por utilizador, em relação à ediç

27 de Julho de 2004 às 18:28
  • ...

A Portugal Telecom patrocina, à semelhança de outros anos, a Minho Campus Party – maior evento de informática e novas tecnologias em Portugal – fornecendo a conectividade de 465 Mbps, «triplicando assim a largura de banda por utilizador, em relação à edição anterior», numa festa que terá cerca de 1.500 participantes, mas «com capacidade de rede para chegar aos 1.900», revelou hoje em conferência de imprensa Abílio Martins, director de comunicação da empresa.

«Quem usa este espaço quer é velocidade, capacidade de rede e isto é o que a PT está a apostar no futuro», explicou o mesmo responsável, acrescentando que «vão apostar nas novas tecnologias», nomeadamente na realização de testes em IPV6, também conhecido como IPng (IP Next Generation) que, segundo a empresa «alarga as possibilidades de meter qualquer equipamento em rede e a capacidade de comunicação».

Para receber os cerca de 1.500 participantes da versão 2004 do Minho Campus Party - que vai decorrer de 28 de Julho a dia 1 de Agosto - a Portugal Telecom instalou três acessos de Banda Larga ATM STM-1 (a 155 Mbps) para acesso à Internet, no Estádio Municipal de Braga, ligados directamente à central da Telepac no Porto.

Desta forma «será disponibilizada para este evento uma largura de banda total de acesso à Internet de 465 Mbps, que para além de estabelecer um novo recorde para este tipo de acessos, vai facilitar em muitos milhares de ‘downloads’, jogos interactivos, vídeos e aplicações em ‘real time’ que são o prato forte desta festa», explica Abílio Martins.

Evento com importância estratégica já que «pretendemos recrutar pessoas»

Segundo o mesmo responsável, este evento tem uma importância estratégica, já que «temos uma acção de perceber quem tem capacidade de vir trabalhar connosco, pretendemos recrutar».

Ao nível de novidades tecnológicas, o engenheiro Alvim – da direcção de redes da Telepac (empresa PT) salientou o IPV6, que é, segundo o referido «um salto exponencial», permitindo «mais endereçamento, mais utilizadores, mais recursos, mais aplicações e mais qualidade e serviços».

Em relação à largura da Banda alocada ao MCP 2004, em termos comparativos, esta é, segundo o engenheiro Alvim, «3,3 vezes superior à largura de banda alocada para o ADSL no conjunto das cidades de Braga, Viana do Castelo e Guimarães», cidades onde esta festa teve lugar nos últimos três anos.

Para além disso, José Carlos Baldino, administrador do Sapo, da PT Comunicações, explicou que a Sapo «vai cobrir os acontecimentos durante os cinco dias, nas sua «home page’» e que «vão fazer destaques permanentes aos directos da Sic no Sapo XL».

Abilío Martins referiu ainda que a participação técnica da PT neste evento «far-se-á sentir igualmente nos cinco dias através da presença de cerca de sete técnicos da PT que irão prestar total assistência aos participantes, durante 24 horas, sempre que forem solicitados os seus serviços».

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio