Notícia
Portugal 2020 analisa 170 milhões em projectos de gestão de resíduos
O Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos está a analisar 97 projectos destinados à “promoção da reciclagem multimaterial e valorização orgânica de resíduos urbanos”.
O Portugal 2020, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) está a analisar 170 milhões de euros em projectos para a "promoção da reciclagem multimaterial e valorização orgânica de resíduos urbanos", segundo adiantou o Governo, em comunicado.
Em causa, estão 97 projectos entre os quais se destacam a "recolha selectiva, unidades de confinamento, preparação e tratamentos de resíduos urbanos, construção de parques de optimização dos modos de recolha selectiva multilateral, unidades de tratamento mecânico e biológico e a preparação de resíduos urbanos para compostagem", referiu o Executivo no mesmo comunicado.
As candidaturas pretendem promover a reciclagem e a valorização orgânica de resíduos urbanos, sendo que têm como objectivo também aumentar "em 50% a preparação para reutilização e reciclagem de resíduos urbanos" e reduzir "para 35% dos resíduos urbanos biodegradáveis depositados em aterro", explicou o mesmo comunicado.
As entidades que se podem candidatar a estes projectos são as "gestoras de resíduos urbanos, tais como os municípios e as entidades municipais, intermunicipais e multimunicipais responsáveis pela gestão dos resíduos urbanos produzidos na área da sua intervenção", segundo o mesmo comunicado.
O Executivo garante que os projectos serão avaliados rapidamente, "de modo a que uma parte dos investimentos se concretizem no segundo semestre de 2016", conclui o documento.
MAmb - Apresentados projetos de gestão mais eficiente de resíduos no valor de 170 milhões #portugal2020 https://t.co/4WlZIhr6aD
— República Portuguesa (@govpt) February 15, 2016