Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo actual reafirma execução a 100% do programa de fundos comunitários anterior

O programa de apoios comunitários anterior terminou no final de 2015. O actual Governo promete uma execução a 100%.

Pedro Elias
05 de Fevereiro de 2016 às 17:29
  • ...
O anterior Governo prometeu e o novo Executivo reafirma. O anterior quadro comunitário de apoio - QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) - será executado a 100%. O programa de apoio, de 2007 a 2013, ficará concluído só em 2016, depois da finalização dos projectos pelos beneficiários até ao final do ano passado.

Por isso, é este Governo que pode agora assegurar que "após a finalização dos projetos por parte dos beneficiários até ao final de 2015, o processo de encerramento do QREN decorrerá ao longo de 2016, assumindo-se como objectivo a sua execução a 100%", lê-se na proposta de Orçamento do Estado para 2016, que entrou no Parlamento esta sexta-feira, 5 de Fevereiro.

Mas é uma garantia que o anterior Executivo já tinha dado e que constam também nas propostas de orçamento. Ainda no de 2015, a tutela, então pertencente a Miguel Poiares Maduro, garantia que "o QREN apresenta actualmente [Outubro de 2015] uma taxa de execução que ultrapassa os 80%, garantindo-se em 2015 a total execução deste quadro".

Agora a pasta dos fundos pertence ao Ministério do Planeamento e Infraestruturas, de Pedro Marques, que também promete uma boa execução do actual programa de apoio, o Portugal 2020. Aliás, no debate no Parlamento aquando da apresentação do programa do Governo, em Dezembro, António Costa prometia 100 milhões nos primeiros 100 dias.

O Governo acrescenta, agora, que "para realizar este objectivo foram reforçados os mecanismos de garantia mútua exigidos para a obtenção de adiantamentos, agilizados os recebimentos de incentivos e garantida a aprovação pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) de uma linha de financiamento de 750 milhões de euros. Esta linha permitirá financiar a parcela não coberta pelos apoios dos fundos do Portugal 2020, sendo os empréstimos às empresas canalizados através do sistema bancário".


Ver comentários
Saber mais Portugal 2020 QREN apoios comunitários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio