Notícia
Porto prevê poupar 4,5 milhões com a concessão de ETAR
A Águas do Porto vai lançar um concurso para a exploração e manutenção das duas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) da cidade, a do Freixo e a de Sobreiras. Com este contrato, que terá a duração de sete anos, a empresa prevê poupar 4,5 milhões de euros.
O concurso público internacional para a exploração e manutenção das duas ETAR da cidade do Porto (Freixo e Sobreiras) será lançado na próxima semana, avança a Câmara do Porto, em comunicado enviado às redacções. O contrato para a gestão será válido a partir de Julho do próximo ano e terá a duração de sete anos.
Com esta operação, a Águas do Porto estima que venha a poupar 4,5 milhões de euros ao longo da vigência do contrato, fixando em 1,2 milhões o investimento que a vencedora do concurso terá que investir na renovação dos equipamentos.
No mesmo comunicado, a autarquia do Porto explica que, actualmente "a ETAR do Freixo já é gerida por um entidade externa, e com a construção do interceptor da marginal, que liga as duas ETAR, é agora possível desenvolver uma gestão conjunta".
O município sublinha que "esta é uma actividade de grande exigência técnica, sendo possível conseguir ganhos de gestão quando a mesma é executada por empresas da especialidade".
Quanto à situação contratual dos trabalhadores da Águas do Porto, a Câmara portuense avança que "todos os que estão directamente afectos ao funcionamento da ETAR de Sobreiras serão mantidos na empresa na área da manutenção".
Durante o período do contrato, a empresa Águas do Porto "tem previsto um investimento de 1,4 milhões de euros na eficiência energética das ETAR, investimento que será recuperado em pouco mais de três anos com a poupança de consumo prevista".