Notícia
Preço da água vai descer 2% no Porto em 2017
O preço da água e saneamento no concelho do Porto vai descer dois pontos percentuais no próximo ano, uma medida que deverá ser aprovada na próxima reunião do executivo camarário liderado por Rui Moreira.
"As tarifas de abastecimento de água e saneamento praticadas pela empresa municipal Águas do Porto vão descer em 2017", anunciou a Câmara do Porto, ao princípio da tarde de hoje, 13 de Dezembro, em comunicado.
Esta medida, que "deverá ser aprovada na próxima reunião de executivo", a realizar na próxima terça-feira, "é possível graças aos ganhos de gestão da empresa e ao sucesso da reversão do processo de fusão da anterior empresa multimunicipal de captação, tratamento e abastecimento de água, a Águas do Douro e Paiva, S.A., que impediu um novo aumento do custo de compra de água em 2017", explica o gabinete de comunicação do município.
A política de redução de perdas de água implementada na Águas do Porto "permitirá atingir este ano um valor abaixo dos 20%, entrando pela primeira vez no intervalo definido como ‘excelente’ pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos", enfatiza a mesma fonte camarária.
Por outro lado, acrescenta, "a adjudicação do concurso público para a exploração e manutenção das estações de tratamento de águas residuais do Freixo e Sobreiras irá permitir também uma poupança significativa na gestão destes equipamentos durante os próximos anos".
Para o município portuense, "todos estes factores conjugados irão reverter a favor dos clientes da Águas do Porto, contrariando assim a tendência habitual, com o preço da água e saneamento a descer dois pontos percentuais em 2017".