Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo: preço da água tem que aumentar para cobrir custos

O Ministério do Ambiente acredita que é prioritário aplicar taxas mais elevadas para financiar os custos, nomeadamente com a reabilitação das redes, adianta o Diário de Notícias desta quinta-feira, dia 15 de Dezembro.

Reuters
Negócios 15 de Dezembro de 2016 às 09:38
  • ...

O Governo acredita que as tarifas da água devem ser suficientes para cobrir os custos, nomeadamente com a reabilitação das redes. Em declarações ao DN, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, salientou que "em Portugal, a maioria das tarifas praticadas não cobre os verdadeiros custos dos serviços de águas e águas residuais".


O governante referiu que "estamos a pugnar para que as tarifas se aproximem daquilo que são tarifas que permitam cobrir custos, nomeadamente de reabilitação". Segundo Carlos Martins, as entidades gestoras estão a cobrar preços abaixo do necessário, o que significa que estão "implicitamente" a subsidiar os serviços.


É este o caminho traçado pelo Governo, a propósito do relatório intercalar do Grupo de Apoio à Gestão do Plano Estratégico de Água e Saneamento de Águas Residuais – Pensaar 2020. Carlos Martins, citando o documento, referiu que "o ritmo a que as entidades gestoras reabilitam as suas redes é ainda baixo".


No entanto, este objectivo pode ser difícil de alcançar, em ano de autárquicas. No Porto, por exemplo, a Câmara já anunciou que irá descer o preço da água em 2% no próximo ano. 

Ver comentários
Saber mais água Governo Carlos Martins secretário de Estado do Ambiente Plano Estratégico de Água e Saneamento Porto tarifas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio