Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo: Governo mais pessimista que organismos internacionais

As previsões do Orçamento do Estado para 2006 apontam para que o petróleo «brent» tenha um valor médio de 65,60 dólares por barril ao longo do próximo ano, marca que fica acima da maioria das previsões de analistas e instituições internacionais.

17 de Outubro de 2005 às 17:57
  • ...

As previsões do Orçamento do Estado para 2006 apontam para que o petróleo «brent» tenha um valor médio de 65,60 dólares por barril ao longo do próximo ano, marca que fica acima da maioria das previsões de analistas e instituições internacionais.

No documento lê-se que «tendo em conta as limitações de ajustamento da oferta e as perspectivas de manutenção de níveis elevados, embora em desaceleração, de consumo de petróleo (em linha com o abrandamento esperado nas principais economias consumidoras), as projecções mais recentes para os preços do petróleo no próximo ano apontam para um valor médio acima dos 65 dólares por barril, representando um aumento da ordem dos 16% face ao valor médio esperado em 2005».

Esta previsão fica acima da previsões apontadas pelos principais agentes do mercado, que têm dado indicações de esperar preços médios do «brent» abaixo dos 60 dólares no próximo ano. Um valor de 65 dólares é apontado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Departamento de Energia dos EUA mas para o preço do crude West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque.

De resto, um inquérito realizado no início deste mês pela agência Bloomberg junto de 22 casas de investimento internacionais apontou para um preço médio do «brent» em 2006 a rondar os 57 dólares. A empresa de pesquisa britânica Centre for Global Energy Studies, por sua vez, aponta para o «brent» nos 55 dólares enquanto os responsáveis da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), sem indicar previsões oficiais, têm vindo a falar de preços do «brent» na casa dos 50 dólares no próximo ano.

Euro em queda

Para o próximo ano o OE estima também que o euro deslize 3,6% contra o dólar, depois de uma previsão de um ganho de 0,4% apontada no OE de 2005. A política de subida de juros nos EUA deverá sustentar o avanço da moeda norte-americana.

Quanto à Euribor a três meses, a previsão é de um valor de 2,4%, contra os 2,1% apontados no orçamento para 2005.

 

Instituição

Valor em dólares

 

 

- Centre for Global Energy Studies (Brent)

55

 

 

- Comissão Europeia (Brent)

48

 

 

- Fundo Monetário Internacional (Crude)

65

 

 

- Departamento de Energia (WTI - Crude)

64,5

 

 

- Média das 22 casas de investimento consultadas pela Bloomberg 

57

 

 

- Previsão do Orçamento do Estado para 2006

65.6

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio