Notícia
Parpública recebe património da Portucel SGPS
A Parpública irá receber, a partir de 12 de Outubro, todos os activos detidos pela Portucel SGPS, «holding» que, entretanto, será extinta. O património a transferir consistirá, segundo adiantou o comunicado emitido pela Parpública, na participação 25,73%
A Parpública irá receber, a partir de 12 de Outubro, todos os activos detidos pela Portucel SGPS, «holding» que, entretanto, será extinta. O património a transferir consistirá, segundo adiantou o comunicado emitido pela Parpública, na participação 25,73% da Portucel SA, controlada pelo grupo de Pedro Queiroz Pereira, e na posição de 29,71% da Inapa.
Segundo o comunicado emitido ontem pela Parpública, «na sequência da escritura pública de fusão celebrada no passado dia 16 de Setembro de 2005, foi ontem [anteontem] apresentado na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, o pedido de registo comercial da fusão por incorporação na Parpública da globalidade do património da Portucel SGPS».
A decisão de extinguir a Portucel SGPS e, consequentemente, transferir para a Parpública todos os activos por si controlados, resulta do esvaziamento da «holding» estatal do sector da pasta e do papel. Após uma série de privatizações – Gescartão, Portucel Tejo e Portucel SA, esntre outras – faz com que a existência de uma «holding» como a Portucel SGPS deixe de fazer sentido (ver edição do Jornal de Negócios de 6 de Julho)