Notícia
Operadora de telecomunicações da Noruega afasta Huawei do 5G
Após dez anos de colaboração com a Huawei na tecnologia 4G, a operadora de telecomunicações norueguesa Telenor decidiu escolher a Ericsson como principal fornecedora de 5G.
A operadora de telecomunicações norueguesa Telenor escolheu a Ericsson como a principal fornecedora de 5G na Noruega, afastando a Huawei após uma década de colaboração.
"A era 5G está aqui. Esta será uma das tecnologias que mais vai transformar a nossa sociedade na próxima década", afirmou Sigve Brekke, CEO da Telenor, no Twitter, depois de ter anunciado que a Ericsson ficou responsável pela rede 5G.
O responsável adiantou ainda, citado pela Reuters, que a Telenor realizou um "extenso" processo de avaliação a nível de segurança. A empresa teve também em conta outros fatores, como é o caso da qualidade técnica, inovação e modernização da rede.
The 5G era is here. This will be the one technology that will most transform our society in the next decade. Today we announce vendor selection for @TelenorNorge @TelenorN_presse https://t.co/WjPhnpt88h
— Sigve Brekke (@Sigve_telenor) December 13, 2019
"Com base na avaliação abrangente e holística, decidimos introduzir um novo parceiro para esta importante mudança tecnológica na Noruega", acrescentou Brekke, citado pela Reuters. Uma porta-voz da Ericsson afirmou que a empresa está "muito orgulhosa" por ter sido escolhida como parceira da Telenor, mas não quis fazer mais comentários.
Os EUA têm tentado convencer os aliados da NATO, como é o caso da Noruega, a excluir a chinesa Huawei do 5G, por receios em relação a uma possível espionagem e numa altura em que o país está envolvido numa guerra comercial com a China.
A Huawei tem rejeitado sempre a possibilidade de a rede 5G poder ser usada como ferramenta de espionagem. Já a China tem acusado Washington de usar argumentos em torno da segurança para politizar um conflito que se deve fundamentalmente a questões comerciais.