Notícia
OpenAI e serviço de mensagens sul-coreano Kakao anunciam nova parceria
O objetivo da parceria é incorporar o modelo de linguagem ChatGPT no Kakao, anunciaram as duas empresas, após uma reunião em Seul entre o diretor executivo do Kakao, Chung Shin-a, e o responsável da OpenAI, Sam Altman.
A empresa tecnológica norte-americana OpenAI e o serviço de mensagens líder na Coreia do Sul, Kakao, anunciaram esta terça-feira um novo projeto de colaboração para incorporar a inteligência artificial (IA) nesta plataforma sul-coreana.
O objetivo da parceria é incorporar o modelo de linguagem ChatGPT no Kakao, anunciaram as duas empresas, após uma reunião em Seul entre o diretor executivo do Kakao, Chung Shin-a, e o responsável da OpenAI, Sam Altman.
"Tenho o prazer de partilhar a nossa parceria com a OpenAI como parte da nossa ambição de alcançar uma nova inovação e um salto em frente através da IA em 2025", afirmou Chung Shin-a à imprensa.
Segundo explicou, as duas empresas vão trabalhar em conjunto para aplicar a tecnologia da empresa norte-americana nos serviços do Kakao e também desenvolver produtos conjuntos de IA, enquanto a empresa sul-coreana planeia lançar a nova marca integrada de IA, Kanana, até ao final de 2025.
"As tecnologias do ChatGPT serão integradas nos nossos serviços, incluindo a Kanana, e a parceria inclui a partilha de tecnologia e o desenvolvimento conjunto de produtos de IA para os 50 milhões de utilizadores do Kakao", acrescentou Chung.
O Kakao é a principal empresa de tecnologias de informação da Coreia do Sul e opera a maior aplicação de conversação móvel, KakaoTalk, com mais de 50 milhões de utilizadores, um número que quase iguala a população do país (cerca de 51,7 milhões).
O anúncio da OpenAI e do Kakao surge semanas após o lançamento do DeepSeek, a mais recente alternativa chinesa para o desenvolvimento de IA, que está no topo das tabelas de transferências gratuitas da loja de aplicações móveis App Store, tanto na China como nos EUA, superando o próprio ChatGPT.
Na segunda-feira, Altman também visitou Tóquio, onde anunciou a Deep Research (pesquisa aprofundada), uma nova ferramenta do ChatGPT.
Foi anunciada ainda uma parceria com o conglomerado tecnológico japonês Softbank, o SB OpenAI Japan, com um projeto de IA generativa chamado "Cristal" e destinado ao uso empresarial.