Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"O IPO da EDP renováveis está a ser um sucesso"

Ao final do terceiro dia de "road-show" da EDP Renováveis o presidente executivo da EDP considera que "o IPO está a ser um sucesso". António Mexia, parco em números e evasivo nas informações sobre os contactos com os investidores, diz que "tal como o prev

21 de Maio de 2008 às 20:20
  • ...

Ao final do terceiro dia de "road-show" da EDP Renováveis o presidente executivo da EDP considera que "o IPO está a ser um sucesso". António Mexia, parco em números e evasivo nas informações sobre os contactos com os investidores, diz que "tal como o previsto, tem corrido muito bem" e afasta uma nova oferta de acções da Renováveis.

O CEO da EDP considera que "este resultado é o reconhecimento da credibilidade construída nos últimos dois anos", salientando que "neste período foi construída aquela que vai ser a segunda maior cotada do sector no Mundo".

António Mexia continua convecido de que a dispersão em bolsa, depois da qual a EDP vai ficar com 75% "é uma solução estruturante de longo prazo".

Esta vai ser a única operação de venda da EDP Renováveis. Mexia voltou hoje a dar garantias de, enquanto estiver a liderar a eléctrica, "não há hipótese de a EDP renováveis voltar ao mercado".

Sobre o perfil dos potenciais novos accionistas, "a EDP tem trabalhadores de 9 nacionalidades e os investidores vão ter mais do que isto", limitou-se hoje a dizer Mexia num encontro com jornalistas portugueses ao final do dia de reuniões com responsáveis de fundos de investimento em Londres, na presença ainda da CEO da EDP Renováveis, Ana Maria Fernandes.

O mercado institucional "tem uma base muito diversificada, tanto em termos de perfil como de geografia", revelou o gestor, argumentando que "ainda é cedo para qualificar", descortinando que "temos interesse por parte da Europa, EUA e não só".

Mexia explicou, sem dizer os países em causa, que "há mercados menos habituais o que é muito positivo, já que este é um produto global que está a ser procurado por mercados que normalmente procuram stocks regionais".

Em relação à procura no IPO, que já excede a oferta, o presidente da EDP afirmou que "os números do retalho são muito interessantes e evidentes". Demonstram uma reacção muito positiva do mercado que está a ter a percepção de que o ‘going green’ que tanto temos defendido cria valor", analisa o "chairman" da nova empresa que vai para a bolsa.

Mexia aproveitou ainda para lembrar que "este vai ser o maior IPO do ano na Europa, sendo criada a segunda maior empresa cotada desta área".

Sobre as explicações que têm sido dadas aos potenciais investidores na EDP Renováveis, Mexia referiu que "a cadeia de valor do vento é relativamente fácil de explicar, mas dificil de gerir e é essa a mensagem que estamos a passar: que fazemos isto melhor e que é preciso entender, por exemplo, que este negócio é diferente na Europa e nos EUA".

Quanto aos accionistas de referência, "a decisão de avançarem ou não vai depender de cada um. Está em jogo um negócio de escala", resume o gestor.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio