Notícia
Número de clientes de telefone fixo aumenta pelo segundo trimestre consecutivo
O número de clientes de serviço telefónico fixo na modalidade de acesso directo rondava 3,2 milhões no final de Março, o que representa um aumento de 1,7% face ao trimestre anterior. Foi o segundo trimestre consecutivo em que se registou um aumento, facto que não ocorria há cerca de dois anos, revela a Anacom.
28 de Maio de 2009 às 17:26
O número de clientes de serviço telefónico fixo na modalidade de acesso directo rondava 3,2 milhões no final de Março, o que representa um aumento de 1,7% face ao trimestre anterior. Foi o segundo trimestre consecutivo em que se registou um aumento, facto que não ocorria há cerca de dois anos, revela a Anacom.
O número de clientes de telefone fixo aumentou 1,7%, no primeiro trimestre face ao anterior, e 0,1% face ao trimestre homólogo.
“Para tal contribuíram de forma significativa as ofertas em pacote que integram telefonia fixa, televisão por cabo e/ou Internet e as ofertas de prestadores alternativos suportadas em tecnologia GSM”, explica a Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações.
O regulador do sector refere que se tratou do segundo trimestre consecutivo em que se registou um aumento do número de clientes de acesso directo “facto que não ocorria desde há cerca de dois anos”.
Relativamente ao acesso indirecto através de pré-selecção, este registou uma descida de 5,7% no número de clientes, para 162 mil clientes no trimestre, o valor mais baixo registado desde 2001. Em termos homólogos, o número de clientes de pré-selecção diminuiu cerca de 34%.
O tráfego total de voz originado na rede fixa durante o primeiro trimestre foi de cerca de 2.056 milhões de minutos, resultantes de cerca de 652 milhões de chamadas.
Em relação ao trimestre anterior, e ao contrário do verificado com o número de acessos instalados a pedido de clientes e com o número de clientes de acesso directo, o volume de minutos e o volume de chamadas diminuíram 1,1% e 2,6%, respectivamente. Em termos homólogos registou-se igualmente uma quebra, tanto ao nível dos minutos - no último trimestre foram originados menos 1,7% do que no mesmo período do ano anterior - como em termos do volume de chamadas, que diminuíram 5,9%.
PT perde clientes no acesso fixo
O acréscimo de clientes de telefone fixo foi acompanhado de uma redução do número de clientes de acesso directo da Portugal Telecom, revela a Anacom.
A PT registou uma quebra do número de clientes de acesso directo de 0,7%, em relação ao trimestre anterior, e de 6,2% face ao trimestre homólogo.
A quota de clientes de acesso directo do Grupo PT situou-se nos 62,3%, no final de Março, o que representa uma queda de 1,5 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e de 4,2 p.p. em termos homólogos.
“Esta redução da quota de clientes de acesso directo resulta essencialmente das novas ofertas prestadores alternativos”, explica a Anacom.
O número de clientes de telefone fixo aumentou 1,7%, no primeiro trimestre face ao anterior, e 0,1% face ao trimestre homólogo.
O regulador do sector refere que se tratou do segundo trimestre consecutivo em que se registou um aumento do número de clientes de acesso directo “facto que não ocorria desde há cerca de dois anos”.
Relativamente ao acesso indirecto através de pré-selecção, este registou uma descida de 5,7% no número de clientes, para 162 mil clientes no trimestre, o valor mais baixo registado desde 2001. Em termos homólogos, o número de clientes de pré-selecção diminuiu cerca de 34%.
O tráfego total de voz originado na rede fixa durante o primeiro trimestre foi de cerca de 2.056 milhões de minutos, resultantes de cerca de 652 milhões de chamadas.
Em relação ao trimestre anterior, e ao contrário do verificado com o número de acessos instalados a pedido de clientes e com o número de clientes de acesso directo, o volume de minutos e o volume de chamadas diminuíram 1,1% e 2,6%, respectivamente. Em termos homólogos registou-se igualmente uma quebra, tanto ao nível dos minutos - no último trimestre foram originados menos 1,7% do que no mesmo período do ano anterior - como em termos do volume de chamadas, que diminuíram 5,9%.
PT perde clientes no acesso fixo
O acréscimo de clientes de telefone fixo foi acompanhado de uma redução do número de clientes de acesso directo da Portugal Telecom, revela a Anacom.
A PT registou uma quebra do número de clientes de acesso directo de 0,7%, em relação ao trimestre anterior, e de 6,2% face ao trimestre homólogo.
A quota de clientes de acesso directo do Grupo PT situou-se nos 62,3%, no final de Março, o que representa uma queda de 1,5 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e de 4,2 p.p. em termos homólogos.
“Esta redução da quota de clientes de acesso directo resulta essencialmente das novas ofertas prestadores alternativos”, explica a Anacom.