Notícia
Nova administração com RTL deverá ser conhecida hoje
O conselho de administração da Media Capital reúne-se hoje, devendo-se proceder à cooptação de dois novos membros: um da RTL, o primeiro representante dos alemães no grupo português; e um da Prisa, que passará a ter três administradores na empresa que det
O conselho de administração da Media Capital reúne-se hoje, devendo-se proceder à cooptação de dois novos membros: um da RTL, o primeiro representante dos alemães no grupo português; e um da Prisa, que passará a ter três administradores na empresa que detém a TVI.
A RTL deverá passar a contar com um administrador no grupo de media português, intenção já antecipada na semana passada à Reuters por Andrew Buckhurst, porta-voz do grupo alemão. A RTL «tem uma gestão local em todas as operações já que [os responsáveis locais] estão melhor colocados para entender as necessidades culturais e de regulação do mercado», afirmou, referindo que a presença de um administrador da empresa alemã na Media Capital era um «assunto» que seria «levantado nas próximas assembleias». O grupo alemão detém 32,2% da Media Capital.
Já a Prisa deverá garantir um terceiro administrador, depois de Manuel Polanco, administrador do grupo espanhol Prisa, ter sido nomeado administrador-delegado da Media Capital, e Juan Luis Cébrian administrador não-executivo.
A cooptação de Polanco e Cebrián aconteceu a 15 de Novembro. Juan Herrero poderá ser o terceiro administrador da Prisa na Media Capital.
O grupo espanhol detém 33% da empresa portuguesa. Pais do Amaral e os seus sócios têm uma opção de venda à Prisa de 12 a 13,3% da Media Capital.
O actual conselho de administração da Media Capital é constituído por sete pessoas e presidido por Miguel Pais do Amaral.