Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Equipa de Trump quer acabar com ajuda à compra de elétricos. Tesla apoia medida

O fim da medida implementada durante o mandato de Joe Biden pode ter grande impacto na transição planeada pelos EUA para veículos elétricos - que estava já estagnada. Ainda assim, a maior vendedora de elétricos do país manifestou apoio à política.

Donald Trump e Elon Musk em comício durante a campanha para as presidenciais de 2024.
14 de Novembro de 2024 às 19:04
  • ...

A equipa de transição do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, está a planear pôr fim ao subsídio de 7.500 dólares de ajuda aos consumidores à compra de veículos elétricos. 

A proposta, segundo avançou a Reuters, faz parte de uma lista de políticas reformistas que a nova era republicana quer impôr à tributação.

Acabar com este apoio poderá atrasar e ter graves impactos na transição "verde" para veículos elétricos, que está já estagnada. E, ao contrário daquilo que o mercado esperava, a Tesla de Elon Musk já demonstrou apoio a esta medida. 

A Tesla é, de longe, a maior vendedora de carros elétricos nos Estados Unidos. As afirmações agora conhecidas estão em linha com as palavras do CEO - que desde cedo demonstrou estar do lado de Donald Trump na corrida à Casa Branca. No início do ano, Musk afirmou que acabar com o apoio, criado durante o mandato de Joe Biden, prejudicaria levemente as vendas da Tesla, mas que iria "arrasar" com as concorrentes de elétricos no país, como a General Motors.

A revogação do subsídio, que integra a Lei de Redução da Inflação (IRA) dos democratas, tem sido discutida por uma equipa de "transição da política energética", liderada pelo bilionário do mundo petrolífero Harold Hamm, fundador da Continental Resources, e pelo governador da Dakota do Norte, Doug Burgum. 
Em campanha, Trump prometeu várias vezes acabar com aquilo a que chama de "mandato EV", mas não deu detalhes sobre como. Aliás, a equipa de transição disse já ser praticamente impossível reveter algumas das políticas de energia limpa impostas por Biden, isto porque já foram alocados os orçamentos correspondentes.  
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio