Notícia
Norte e Galiza discutem TAP na próxima quinta-feira
A polémica estratégica da TAP para diminuir de voos internacionais no Aeroporto Sá Carneiro vai chegar à mesa dos autarcas do Norte de Portugal e da Galiza, segundo noticia a TSF.
Esta quinta-feira, 18 de Fevereiro, há reunião do Eixo Atlântico. Em cima da mesa, a diminuição de voos internacionais no Aeroporto Francisco Sá Carneiro prevista pela TAP.
Ricardo Rio, autarca de Braga e presidente do Eixo Atlântico, disse à TSF que o governo não pode ficar silencioso nesta matéria, e ainda mais depois de reforçar a posição accionista.
O responsável defende que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro é há muitos anos uma referência no noroeste peninsular. "Foi isso que permitiu o seu crescimento ao longo dos anos", lembra Ricardo Rio, que considera que as medidas anunciadas "são prejudiciais, não apenas para Portugal, não apenas para o Norte, mas para toda a euro-região".
Na reunião desta quinta-feira à tarde, em Santa Maria da Feira, as ligações ferroviárias e rodoviárias transfronteiriças estarão no centro da conversa. Ricardo Rio, diz que "há um conjunto de fatores que têm sido descurados pelos governos dos dois países" para potenciar o desenvolvimento do território. O responsável elege a ligação de comboio Porto-Vigo como essencial, mas também a ligação rodoviária entre Bragança e Puebla de Sanabria.
Este encontro acontece menos de uma semana depois das declarações cruzadas de Rui Moreira, o presidente da Câmara do Porto e de Abel Caballero, o alcaide de Vigo.
Moreira apontou as recentes decisões da TAP como beneficiando os aeroportos galegos, cujos passageiros eram utilizadores preferenciais do Aeroporto do Porto. O autarca de Vigo foi citado pela imprensa galega pedindo uma investigação da Comissão Europeia por alegada interferência no mercado.
A reunião do Eixo Atlântico conta com a presença de Pedro Marques, o ministro do Planeamento e Infraestruturas.
Esta reunião surge na mesma semana (quarta-feira, 17 de Fevereiro) em que o presidente da Câmara do Porto se reúne com o primeiro-ministro, António Costa, exactamente sobre o mesmo tema: a TAP.