Notícia
Neutralidade carbónica implicará mais 2.000 milhões em investimento por ano
O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, considera que se trata de um número exequível e sublinha que o maior investimento deverá ser no sector dos transportes.
04 de Dezembro de 2018 às 15:18
O investimento anual em Portugal deverá aumentar 2 mil milhões de euros para tornar o país neutro nas emissões de dióxido de carbono até 2050, afirmou esta terça-feira o ministro do Ambiente, que considera o número exequível e possível.
Em declarações aos jornalistas, à margem da apresentação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica, João Pedro Matos Fernandes indicou que o nível anual de investimento feito em Portugal atinge "30 mil milhões de euros", valor a que deverá acrescer 2 mil milhões de euros por ano de investimento, a maioria privado.
O maior investimento deverá ser no sector dos transportes e na passagem de veículos a combustão para veículos eléctricos. Progressivamente, os veículos eléctricos deverão ser mais baratos, ao ponto de não compensar a ninguém comprar carros a gasóleo ou gasolina, apontou.
A meta do Roteiro é fazer com que Portugal esteja, em 2050, em condições de emitir anualmente 10 milhões de toneladas de dióxido de carbono, mas que as suas florestas e solos sejam capazes de compensar essas emissões, ou seja, atingir a neutralidade carbónica.
O ministro deixou em aberto a possibilidade de as autarquias optarem por proibir a circulação de veículos poluentes, mas frisou que será decisivo fazer carros eléctricos a baixos preços e diminuir despesas de circulação e manutenção.
As mudanças preconizadas até 2050 incidem especialmente nos sectores da mobilidade e da produção de electricidade e os anos entre 2020 e 2030 serão "os mais exigentes em investimento e criação de riqueza e emprego mais qualificado", disse o ministro.
Em 2030, Portugal deverá conseguir 80% da sua electricidade a partir de fontes renováveis e 20 anos mais tarde, toda a electricidade será limpa.
Isso implicará aumentar a capacidade de produção de 7 para 13 gigawatts, sobretudo a partir de energia solar, porque se prevê que haja menos água disponível para usar em produção energética, mas também aumentando a potência dos parques eólicos.
João Pedro Matos Fernandes indicou que, hoje, Portugal importa 75% das suas necessidades energéticas, mas que em 2050 deverá importar apenas 17%.
O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, referiu que a importação de produtos petrolíferos é um dos principais factores de desequilíbrio da balança comercial portuguesa.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, afirmou na apresentação do roteiro que se poderão poupar 128 mil milhões de euros entre 2020 e 2050 em importação de combustíveis.
Siza Vieira admitiu que "a mudança também é um sobressalto e alguns sectores vão ter mais dificuldades".
Matos Fernandes disse aos jornalistas que a agricultura, que deverá ser tendencialmente mais biológica, é um desses sectores, porque depende de políticas comuns definidas na União Europeia.
O cumprimento do roteiro não será "uma restrição à actividade económica" porque, no melhor dos cenários previstos, a economia, o emprego e a população crescem simultaneamente.
Caracterizando a manhã de uma família portuguesa em 2050, num cenário em que se atinja a neutralidade, Matos Fernandes disse que será "uma manhã em que, logo em casa, a água quente que utilizam será aquecida com energia solar".
"A sua deslocação para o trabalho ou para a escola será ou num transporte colectivo electrificado ou a hidrogénio ou num carro partilhado e também eléctrico", prosseguiu.
Um dia de trabalho em 2050 será também feito "num edifício 100% descarbonizado, com fontes eléctricas e com águas quentes solares", num contexto de "mais mobilidade, menos congestionamento e mais actividade económica", porque haverá menos carros a circular e o tempo e espaço necessários para estacionar serão menores.
"Será certamente um dia em que a qualidade do ar da sua cidade será muito melhor do que hoje", concluiu.
A meta do Roteiro é fazer com que Portugal esteja em 2050 em condições de emitir anualmente 10 milhões de toneladas de dióxido de carbono, mas que as suas florestas e solos sejam capazes de compensar essas emissões, ou seja, atingir a neutralidade carbónica.
O documento estará em discussão pública até ao fim de Fevereiro no portal Participa.
Em declarações aos jornalistas, à margem da apresentação do Roteiro para a Neutralidade Carbónica, João Pedro Matos Fernandes indicou que o nível anual de investimento feito em Portugal atinge "30 mil milhões de euros", valor a que deverá acrescer 2 mil milhões de euros por ano de investimento, a maioria privado.
A meta do Roteiro é fazer com que Portugal esteja, em 2050, em condições de emitir anualmente 10 milhões de toneladas de dióxido de carbono, mas que as suas florestas e solos sejam capazes de compensar essas emissões, ou seja, atingir a neutralidade carbónica.
O ministro deixou em aberto a possibilidade de as autarquias optarem por proibir a circulação de veículos poluentes, mas frisou que será decisivo fazer carros eléctricos a baixos preços e diminuir despesas de circulação e manutenção.
As mudanças preconizadas até 2050 incidem especialmente nos sectores da mobilidade e da produção de electricidade e os anos entre 2020 e 2030 serão "os mais exigentes em investimento e criação de riqueza e emprego mais qualificado", disse o ministro.
Em 2030, Portugal deverá conseguir 80% da sua electricidade a partir de fontes renováveis e 20 anos mais tarde, toda a electricidade será limpa.
Isso implicará aumentar a capacidade de produção de 7 para 13 gigawatts, sobretudo a partir de energia solar, porque se prevê que haja menos água disponível para usar em produção energética, mas também aumentando a potência dos parques eólicos.
João Pedro Matos Fernandes indicou que, hoje, Portugal importa 75% das suas necessidades energéticas, mas que em 2050 deverá importar apenas 17%.
O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, referiu que a importação de produtos petrolíferos é um dos principais factores de desequilíbrio da balança comercial portuguesa.
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, afirmou na apresentação do roteiro que se poderão poupar 128 mil milhões de euros entre 2020 e 2050 em importação de combustíveis.
Siza Vieira admitiu que "a mudança também é um sobressalto e alguns sectores vão ter mais dificuldades".
Matos Fernandes disse aos jornalistas que a agricultura, que deverá ser tendencialmente mais biológica, é um desses sectores, porque depende de políticas comuns definidas na União Europeia.
O cumprimento do roteiro não será "uma restrição à actividade económica" porque, no melhor dos cenários previstos, a economia, o emprego e a população crescem simultaneamente.
Caracterizando a manhã de uma família portuguesa em 2050, num cenário em que se atinja a neutralidade, Matos Fernandes disse que será "uma manhã em que, logo em casa, a água quente que utilizam será aquecida com energia solar".
"A sua deslocação para o trabalho ou para a escola será ou num transporte colectivo electrificado ou a hidrogénio ou num carro partilhado e também eléctrico", prosseguiu.
Um dia de trabalho em 2050 será também feito "num edifício 100% descarbonizado, com fontes eléctricas e com águas quentes solares", num contexto de "mais mobilidade, menos congestionamento e mais actividade económica", porque haverá menos carros a circular e o tempo e espaço necessários para estacionar serão menores.
"Será certamente um dia em que a qualidade do ar da sua cidade será muito melhor do que hoje", concluiu.
A meta do Roteiro é fazer com que Portugal esteja em 2050 em condições de emitir anualmente 10 milhões de toneladas de dióxido de carbono, mas que as suas florestas e solos sejam capazes de compensar essas emissões, ou seja, atingir a neutralidade carbónica.
O documento estará em discussão pública até ao fim de Fevereiro no portal Participa.