Notícia
Mudança da Opel para Saragoça pode custar 46 milhões
A possível transferência da linha de montagem do modelo Combo da fábrica da Azambuja para Saragoça tem um custo estimado de 58,8 milhões de dólares (cerca de 46 milhões de euros), noticia hoje o “Público”.
A possível transferência da linha de montagem do modelo Combo da fábrica da Azambuja para Saragoça tem um custo estimado de 58,8 milhões de dólares (cerca de 46 milhões de euros), noticia hoje o "Público".
De acordo com os números fornecidos pela General Motors aos trabalhadores da unidade portuguesa, cada viatura Combo produzida na Azambuja custa mais 543 euros do que ocorreria se fosse fabricada em Saragoça.
A eventual transferência da linha de montagem do Combo para a cidade espanhola é justificada pela GM Europa com a existência de desvantagens na unidade portuguesa, quer ao nível dos custos logísticos, quer quanto à mão-de-obra e deslocação de componentes de Espanha para Portugal.
O porta-voz da comissão de trabalhadores da fábrica portuguesa, Paulo Vicente, disse ao "Público" não ter conhecimento de mais detalhes sobre uma eventual transferência para Espanha. O responsável aponta, no entanto, a existência de contradições na posição do fabricante de automóveis europeu, já que em anos anteriores a unidade da Azambuja foi considerada uma das mais competitivas da GM na Europa.