Notícia
Modelo e Sonae.com investem 5 milhões no Continente Online (actualização)
A Modelo Continente e Sonae.com vão investir cerca de 5 milhões de euros (1 milhão de contos) no projecto Continente Online, plataforma de comércio electrónico das duas empresas, revelou Nuno Santos, responsável do projecto, em conferência de imprensa.
A Modelo Continente e Sonae.com vão investir cerca de 5 milhões de euros (1 milhão de contos) no projecto Continente Online, plataforma de comércio electrónico das duas empresas, revelou Nuno Santos, responsável do projecto, em conferência de imprensa.
Através deste serviço, o consumidor poderá efectuar as compras de mais de 10 mil artigos da Modelo Continente. O Continente Online iniciou a sua fase piloto a 26 de Dezembro, dia a partir do qual os clientes da área de Cascais tiveram acesso às entregas das compras realizadas na Internet.
A operação logística será baseada nos Hipermercados Continente, sendo que a entrega é feita em carrinhas equipadas com sistemas de refrigeração para manter a qualidade dos produtos alimentares. O apoio tecnológico desta plataforma é fornecido pela Sonae.com.
O Continernte Online vai estar disponível inicialmente nas áreas de Lisboa e Porto, estando previsto também a cobertura da área do Seixal para Março.
O desenvolvimento desta iniciativa «permite à Modelo Continente assumir-se como um operador multicanal», disse Sérgio Maia, administrador da distribuidora, sublinhando que algumas das vantagens deste novo canal de distribuição «se prendem com uma relação personalizada, mais próxima dos consumidores».
Modelo Continente detém 75%; «Break-even» dentro de dois anosO Continente Online será detido a 75% pela Modelo Continente, sendo o restante capital detido pela sonae.com, com as duas empresas a preverem a recuperar o investimento «dentro de dois anos», de acordo com o mesmo responsável.
Sérgio Maia afirmou que o projecto está «sustentado por um modelo de negócio que nos permite pensar nalgum retorno, pelo menos a médio prazo, (...) graças à conjugação entre as nossas lojas de retalho normais e o “online”».
Luís Reis, da Sonae.com, considerou que o projecto reúne todas as condições para alcançar o sucesso «como o comprova o seu lançamento apenas nove meses depois do início do projecto em Maio de 2000».
Continente Online estuda internacionalizaçãoRelativamente à ampliação das actividades da Continente Online patra outros mercados, nomeadamente o brasileiro, os responsáveis pelo projecto, admitem este cenário, mas não até ao final do corrente ano.
A Sonae é o terceiro maior retalhista no Brasil.
As duas empresas não pensam na entrada de novos parceiros no capital da Continente Online, uma vez que não consideram que isso seja necessário, tendo a conta as competências que reúnem.
O administrador da «dotcom» do Grupo Sonae admitiu que a sua empresa está disponível para «estabelecer parcerias com outros operadores de retalho para desenvolver projectos semelhantes».
Os responsáveis da Continente Online estimam um crescimento deste mercado em Portugal de até 5%, no corrente ano.
A Continente Online surge cerca de dois anos depois da Jerónimo Martins, o mais directo concorrente da empresa liderada por Nuno Jordão, ter lançado um serviço semelhante inicialmente, disponível www.pingodoce.pt.
As acções da Modelo Continente fecharam a subir 0,43% para os 2,36 euros (473 escudos), enquanto a Sonae.com recuou 1,41% para os 6,31 euros (1.265 escudos).