Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mais de um terço das marcas de confiança é portuguesa

De acordo com o estudo das Selecções do Reader´s Digest, mais de um terço das marcas em que os consumidores nacionais confiam são portuguesas.

14 de Fevereiro de 2006 às 11:42
  • ...

De acordo com o estudo das Selecções do Reader´s Digest, mais de um terço das marcas em que os consumidores nacionais confiam são portuguesas.

O estudo «Marcas de Confiança na Europa 2006», das Selecções, que avalia os níveis de confiança dos consumidores nas marcas divididas em 35 categorias, concluiu que os portugueses depositam confiança no óleo Fula (72% de confiança na categoria dos Óleos Alimentares), na Galp (60% nas Gasolineiras), na Delta (59% na categoria Cafés), na TMN (52% em Operador de Rede Móvel), na Super Bock (44% nas Cervejas), na Caixa Geral de Depósitos (40% na Banca) e no Continente (31% em Hiper/Supermercados).

Na categoria Gasolineiras, e em relação ao ano passado, destaca-se a subida da Repsol, que deixa o quarto lugar (4%) e ascende à terceira posição (16%), ultrapassando a Shell (3%). Já nas cervejas, regista-se a aproximação da Sagres à Super Bock.

Marcas portuguesas de confiança são também a Agência Abreu (59% na categoria Agências de Viagens), o Sapo (35% em Empresas de Serviço Internet) e a Fidelidade (18% em Companhias de Seguros). A Clix conseguiu este ano destronar a IOL e a Telepac e com 12% ocupar o terceiro lugar no pódio, depois da Netcabo.

A confirmar a subida de audiências da televisão pública e depois da período de turbulência que a caracterizou nos últimos anos, a RTP, com 42%, mantém o lugar de liderança que há dois anos conquistou à SIC.

As categorias Cereais de Pequeno-Almoço,  Farinhas Lácteas e Chocolates foram ganhas, respectivamente, pela Kellogg’s (33%), pela Cérelac (44%) e pela Nestlé (60%). Neste último segmento, verifica-se o aumento dos votos de confiança na marca Ferrero, que atinge o terceiro lugar no ranking (6%). Ao decidirem que alimento elegerem para o seu animal de estimação, os leitores decidem-se pela marca Friskies, que obteve 24% dos votos.

Em termos europeus, a Kellogg’s é também a marca preferida de cereais de pequeno-almoço (em 10 países).

No que se refere à higiene e beleza, em primeiro lugar, é de salientar o voto de confiança que os leitores da Reader’s Digest depositam na marca Nívea, na categoria Maquilhagem (17% dos votos).A marca ganha também noutra frente, mantendo a liderança  no ranking dos cuidados com a pele (33%). Paralelamente, nesta mesma categoria, a Nívea foi votada pelos consumidores como a marca de maior confiança em todos os países alvo do estudo, pela segunda vez consecutiva.

Em Portugal, este estudo foi realizado através de questionário postal a assinantes das Selecções do Reader’s Digest, num total de 1022 respostas.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio