Notícia
Maior accionista da Ibersol propõe aumento de capital de seis milhões
A ATPS-Sociedade Gestora Participações Sociais, maior accionista da Ibersol, solicitou a inclusão de uma proposta de aumento de capital da empresa de restauração na ordem de trabalhos da próxima assembleia-geral anual.
"A accionista ATPS-Sociedade Gestora Participações Sociais solicitou a inclusão, na convocatória da próxima assembleia-geral anual da Ibersol, de uma proposta para aumento de capital, por incorporação de reservas, de 30 para 36 milhões de euros", anunciou a empresa de restauração em comunicado à CMVM.
A empresa proprietária da marca Burger King e da Pizza Hut em Portugal já tinha visto ser aprovado, na AG de Maio do ano passado, um aumento de capital de seis milhões de euros, de 24 para 30 milhões, por incorporação de reservas livres.
António Vaz Pinto Sousa é o presidente da empresa, sendo também o maior accionista, com 55%, através da ATPS.
Os grandes accionistas da Ibersol são, depois, fundos de investimento internacionais como a Bestinver (10,6%), Norges Bank (2,9%) e Fidelity (3,05%), segundo os últimos dados revelados publicamente.
Os resultados foram ajudados por créditos fiscais de 3 milhões de euros por investimentos realizados, anunciou a empresa, concretizando também que obteve ganhos de 6 milhões por aplicações de normas contabilísticas referentes às economias hiperinflacionárias (a Ibersol está presente em Angola).
O volume de negócios ascendeu a perto de 450 milhões de euros em 2017, com a compra da EOG.