Notícia
Ibersol lucra mais de 31 milhões em 2017
A Ibersol atingiu um volume de negócios de quase 450 milhões de euros em 2017, com a compra da EOG.
A Ibersol lucrou 31,2 milhões de euros, em 2017, uma subida de 34,1% face a 2016, ano em que lucrou 23,3 milhões de euros, anunciou a empresa em comunicado à CMVM.
Os resultados foram ajudados por créditos fiscais de 3 milhões de euros por investimentos realizados, diz a empresa, concretizando, também, que obteve ganhos de 6 milhões por aplicações de normas contabilísticas referentes às economias hiperinflacionárias (a Ibersol está presente em Angola).
Os resultados foram ajudados por créditos fiscais de 3 milhões de euros por investimentos realizados, diz a empresa, concretizando, também, que obteve ganhos de 6 milhões por aplicações de normas contabilísticas referentes às economias hiperinflacionárias (a Ibersol está presente em Angola).
Aliás, sobre Angola a Ibersol alerta para a desvalorização da moeda, o kwanza, que "está a acarretar um acréscimo global de preços, de que resultará provavelmente uma queda das transacções e uma incapacidade de aumentar os preços ao ritmo da desvalorização, pelo que a rentabilidade das nossas operações reduzirá fortemente" em 2018.
O investimento corrente ascendeu a 33,5 milhões de euros, sendo 10,2 milhões para remodelações.
O volume de negócios da empresa, que gere marcas como Pizza Hut, KFC e Burger King em Portugal, atingiu os 448,3 milhões de euros, um crescimento de 66% face a 2016. A empresa diz em comunicado que eliminando o efeito da incorporação do EOG (Eat Out Group), o crescimento de vendas seria de 15,9%.
O EBITDA de 65,3 milhões em 2017 representa uma subida homóloga de 38,6%.
A dívida líquida reduziu-se, diz a empresa, 26,4 milhões para 83,4 milhões de euros.
A Ibersol terminou o ano com 502 restaurantes próprios – sendo 315 unidades em Portugal, 177 em Espanha e 10 em Angola – e 144 franchisados.
Sobre as perspectivas do ano, a empresa acredita que Portugal manterá a tendência de vendas do último trimestre de 2017, mas em Espanha "os crescimentos serão mais moderados".
"Ao nível de aberturas, procuraremos manter a cadência do plano de expansão dos anos transactos", acrescenta ainda a Ibersol, lembrando que no primeiro semestre vai realizar-se o leilão para atribuir concessões de restaurantes no aeroporto de Málaga e que vai realizar-se a transferência das operações de restauração no de Barcelona, no qual em Fevereiro a sua marca Pansfood ficou com quatro lotes, "pelo que continuaremos a ser o maior operador de restauração neste aeroporto".
O investimento corrente ascendeu a 33,5 milhões de euros, sendo 10,2 milhões para remodelações.
O volume de negócios da empresa, que gere marcas como Pizza Hut, KFC e Burger King em Portugal, atingiu os 448,3 milhões de euros, um crescimento de 66% face a 2016. A empresa diz em comunicado que eliminando o efeito da incorporação do EOG (Eat Out Group), o crescimento de vendas seria de 15,9%.
O EBITDA de 65,3 milhões em 2017 representa uma subida homóloga de 38,6%.
A dívida líquida reduziu-se, diz a empresa, 26,4 milhões para 83,4 milhões de euros.
A Ibersol terminou o ano com 502 restaurantes próprios – sendo 315 unidades em Portugal, 177 em Espanha e 10 em Angola – e 144 franchisados.
Sobre as perspectivas do ano, a empresa acredita que Portugal manterá a tendência de vendas do último trimestre de 2017, mas em Espanha "os crescimentos serão mais moderados".
"Ao nível de aberturas, procuraremos manter a cadência do plano de expansão dos anos transactos", acrescenta ainda a Ibersol, lembrando que no primeiro semestre vai realizar-se o leilão para atribuir concessões de restaurantes no aeroporto de Málaga e que vai realizar-se a transferência das operações de restauração no de Barcelona, no qual em Fevereiro a sua marca Pansfood ficou com quatro lotes, "pelo que continuaremos a ser o maior operador de restauração neste aeroporto".