Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Luz Saúde crescem 15,9% para 5,3 milhões de euros

A empresa controlada pela Fidelidade reportou lucros de 5,3 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano e rendimentos operacionais consolidados de 107,1 milhões de euros.

Marta Poppe/Negócios
12 de Maio de 2015 às 18:40
  • ...

A Luz Saúde – antiga Espírito Santo Saúde – registou lucros de 5,3 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, uma subida de 15,9% face aos 4,6 milhões de igual período do ano passado.

 

Segundo o comunicado emitido esta terça-feira, 12 de Maio, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os rendimentos operacionais consolidados aumentaram 5,3% face ao período homólogo para 107,1 milhões de euros, "impulsionados pelo crescimento da actividade do segmento de cuidados de saúde privados (+5,6%) e do Hospital Beatriz Ângelo no segmento de cuidados de saúde públicos (crescimento de 4,6%)".

 

Já o EBITDA atingiu os 15,4 milhões de euros nos primeiros três meses de 2015 enquanto a margem EBITDA foi de 14,4%, um decréscimo de 0,8 pontos percentuais face ao primeiro trimestre de 2014. Um desempenho que a empresa liderada por Isabel Vaz (na foto) explica com algumas reduções de preços em determinados actos médicos e/ou entidades pagadoras e com o aumento de custos com consumíveis clínicos e fármacos no segmento privado.

 

No final do primeiro trimestre, a dívida líquida consolidada da empresa controlada pela Fidelidade (detida pela Fosun) totalizava 185,6 milhões de euros, uma redução de 20,4 milhões de euros face ao valor do final de 2014.

 

Segundo a Luz Saúde, a redução da dívida foi possibilitada pela "geração de fluxos de caixa operacionais das diversas unidades do Grupo, combinada com uma melhoria dos níveis de fundo de maneio". O rácio dívida líquida/EBITDA atingiu 3,0 vezes, face a 3,6 no final do ano passado.

 

A empresa garante que, este ano, prosseguirá com os planos de expansão da sua capacidade instalada - nomeadamente no Hospital da Luz, no Hospital da Arrábida e no Hospital da Luz - Clínica de Oeiras – mantendo-se, simultaneamente, activa "na análise de oportunidades de consolidação no mercado nacional", focando-se em unidades de pequena/média dimensão que pelas suas características permitam complementar a oferta do grupo e aumentar a sua área de captação.

 

"Relativamente à expansão internacional da Luz Saúde, o grupo prossegue com o desenvolvimento do projecto de um novo hospital privado em Luanda de acordo com o plano previsto. Em simultâneo, foi iniciada a análise de expansão para outras geografias, no contexto do novo quadro accionista Fidelidade/Fosun", acrescenta a empresa em comunicado. 

Ver comentários
Saber mais Luz Saúde Espírito Santo Saúde Fidelidade Luanda Comissão do Mercado de Valores Mobiliários economia negócios e finanças CMVM Hospital Beatriz Ângelo Isabel Vaz Hospital da Luz
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio