Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da Galp Energia caem 6% para 114 milhões de euros

A petrolífera registou um resultado líquido de 114 milhões de euros no primeiro trimestre do ano. Menos sete milhões de euros do que no mesmo período do ano passado.

Pedro Elias
29 de Abril de 2016 às 07:24
  • ...

A Galp Energia informou esta quinta-feira em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários que o resultado líquido referente ao primeiro trimestre do ano caiu 6,1%, ou sete milhões de euros, para 114 milhões.

Apesar da queda, este valor fica acima dos 100,2 milhões de euros antecipados pelos analistas consultados pela agência de notícias Bloomberg.

O EBITDA do grupo caiu 21,8% para 293 milhões de euros, penalizado pelas quedas registadas nas áreas de Exploração & Produção e Gas & Power. Este indicador subiu apenas na área de Refinação & Distribuição em 3,4% para 148 milhões de euros. Esta melhoria ficou a dever-se à valorização do dólar face ao euro e à "evolução dos resultados obtidos com a cobertura da margem de refinação", já que foram processados menos 4% de barris de matérias-primas.

Na área de Exploração & Produção, o EBITDA recuou em 48,4% para 48 milhões de euros apesar de a produção média working interest de petróleo e gás natural ter aumentado 36% face ao período homólogo de 2015. Este aumento não foi "suficiente para compensar a redução do preço médio de venda de petróleo e gás natural", explica a petrolífera no comunicado ao regulador.

No negócios de Gas & Power, o EBITDA registou uma quebra de 31,5%, ou 41 milhões de euros, para 90 milhões "na sequência dos menores resultados da actividade de comercialização e 'trading' de gás". "Com efeito, o EBITDA do segmento de gás natural foi de 60 milhões de euros, 38 milhões inferior ao período homólogo, impactado pelos menores volumes vendidos e pela descida das cotações do gás natural e do GNL nos mercados internacionais", explica a empresa.


(Notícia actualizada às 08:54)
Ver comentários
Saber mais Galp Energia resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio