Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Resultado líquido da Altri aumenta 270% para 84,7 milhões até Setembro

A Altri registou nos primeiros nove meses deste ano um resultado líquido de 84,7 milhões de euros, mais 270% do que os 22,9 milhões registados no mesmo período do ano passado, anunciou o grupo em comunicado.

Miguel Baltazar/Negócios
30 de Outubro de 2015 às 17:08
  • ...

Até Setembro, e face ao período homólogo, a Altri produziu 754,3 mil toneladas de pasta de papel (mais 2%) e vendeu 758,3 mil toneladas (mais 2%), das quais 703,3 mil toneladas – no valor de 419,2 milhões de euros - para os mercados externos.

Como sublinha, o terceiro trimestre deste ano foi o melhor trimestre de sempre do grupo quer a nível operacional quer a nível financeiro. Entre Julho e Setembro, a Altri registou um resultado líquido de 34,4 milhões de euros, tendo mais do que triplicado em relação ao período homólogo de 2014. Também o EBITDA situou-se em 63,1 milhões de euros, mais 109,8% face a igual período do ano passado. Nestes três meses, as exportações representaram 252,3 mil toneladas e 146,4 milhões de euros.

Até Setembro, as receitas totais do grupo co-liderado por Paulo Fernandes e João Borges de Oliveira atingiram 494,3 milhões de euros, mais 22% do que os 407 milhões de euros registados há um ano. Um aumento que a Altri explica pelo número de toneladas de pasta de papel vendidas, bem como pela evolução positiva do preço.

Neste período, os custos totais aumentaram 2,1% para 331 milhões de euros, reflectindo o aumento de produção.

O EBITDA atingiu os 173,2 milhões de euros, ou seja, mais 98,3% do que no mesmo período  de 2014.

Nos primeiros nove meses, a empresa realizou investimentos líquidos de 29,5 milhões de euros. De acordo com o grupo, a forte geração de free cash flow permitiu uma redução significativa do nível de endividamento líquido em cerca de 87 milhões de euros para 444,9 milhões no final de Setembro.

 

Altri distribuirá 0,25 euros por acção 

No comunicado, a produtora de pasta de papel adianta que "constatando a evolução favorável dos resultados durante a parte já decorrida do presente exercício e a existência de liquidez compatível com adiantamento sobre lucros, o conselho de administração da Altri encetou um processo com vista à deliberação de adiantamento sobre os lucros no decurso do exercício". O montante global, acrescenta, é de até 51.282.918 euros, a que corresponde um dividendo de 25 cêntimos por acção.

"Cumpridos todos os requisitos legais, estará o conselho de administração em condições de validamente deliberar o adiantamento sobre os lucros no decurso do exercício, em reunião a realizar previsivelmente na primeira quinzena de Novembro", acrescenta.

Ver comentários
Saber mais Altri resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio