Notícia
Lucros da Tesla sobem 8% e superam expectativas
A fabricante de veículos elétricos registou lucros de 2,505 mil milhões de dólares, superando as estimativas dos analistas. Contudo, receitas ficaram abaixo das previsões nos 25,182 mil milhões.
A Tesla reportou esta quarta-feira uma subida do lucro por ação ajustado de 9% para 0,72 dólares no terceiro trimestre, superando as estimativas de 0,60, de acordo com um consenso de analistas citado pela Bloomberg.
Em termos globais, o lucro líquido da fabricante de veículos elétricos atingiu os 2,505 mil milhões, contra 2,318 mil milhões no trimestre homólogo, representando uma subida de 8%.
Contudo, as receitas da empresa liderada por Elon Musk subiram 8% para 25,182 mil milhões de dólares, ficando abaixo das previsões de 25,43 mil milhões dos analistas referidos pela Bloomberg.
Já as vendas da unidade automóvel registaram uma subida mais lenta, crescendo 2% para 20,016 mil milhões.
As ações reagem positivamente no pós-mercado, acelerando 8,53% para 232,27 dólares.
A empresa refere que as receitas totais foram impulsionadas pelo crescimento das entregas de veículos, mas também pelos serviços de geração e armazenamento de energia e uma subida dos créditos relacionados com a regulação, que compensaram a descida dos preços dos veículos.
A fabricante refere que reconheceu "o segundo maior trimestre de receitas com créditos regulatórios, uma vez que outras fabricantes estão ainda atrasadas em cumprir os requisitos de emissões".
A Tesla registou receitas de 739 milhões com estes créditos, que vende a outras fabricantes automóveis para que estas cumpram os limites de emissões.
As receitas operacionais aumentaram para 2,7 mil milhões, refere a empresa, o que resultou numa margem operacional de 10,8%. A redução dos custos por veículo, incluindo das matérias primas e custos de transportes possibilitou o aumento.
A empresa salienta que a Cybertruck tornou-se o terceiro veículo elétrico mais vendido nos EUA no terceiro trimestre, apenas atrás do Model Y e do Model 3.
A empresa tinha já reportado os números das vendas de veículos no trimestre em questão, que subiram 6,4% em cadeia para 462.890 veículos, mas ficando abaixo das expectativas de Wall Street de 463.897 veículos, de acordo com a Bloomberg.
"Apresentamos fortes resultados no terceiro trimestre com crescimento nas entregas de veículos em cadeia e em termos homólogos, resultando em volumes recorde no terceiro trimestre", assinala a empresa.