Notícia
Lucros da Europac sobem 81,8% para 58,2 milhões de euros
A empresa atribui a melhoria dos resultados à subida dos preços de venda dos papéis kraftliner e reciclado.
O grupo espanhol Europac, que opera em Portugal, fechou os primeiros nove meses deste ano com lucros de 58,2 milhões de euros, o que representa uma subida de 81,8% face ao mesmo período do ano passado. Entre Janeiro e Setembro, a facturação cresceu 9,7% para 876,9 milhões de euros, enquanto o EBITDA consolidado subiu 31,6% para 118,3 milhões de euros.
Segundo a empresa que, em Portugal, tem uma fábrica de papel em Viana do Castelo, os resultados reflectem a subida dos preços de venda dos papéis kraftliner e reciclado.
"A evolução dos resultados (…) responde às subidas de preços da venda de papel reciclado e kraftliner num contexto de procura final forte e stocks baixos, situação que a empresa calcula que se manterá durante 2018", informa a empresa em comunicado, acrescentando que os dados do sector mostram que o preço médio de venda aumentou em 29 euros por tonelada no papel reciclado e em 52 euros por tonelada no papel kraftliner.
Segundo a Europac, os resultados também foram impulsionados por projectos de gestão interna destinados a aumentar as receitas e a rentabilidade, bem como os investimentos realizados no aumento de capacidade.
A empresa explica que as últimas subidas de preço dos papéis kraftliner e reciclados ocorreram em Agosto e que o seu efeito se deverá sentir no último trimestre do ano.
"No mês de Agosto produziram-se as últimas subidas de preço dos papéis kraftliner e reciclados, que vão ter pleno efeito durante o último trimestre de 2017, gerando expectativas muito positivas para o último trimestre do ano, que estimamos terão continuidade durante 2018", afirma José Miguel Isidro, presidente executivo do grupo, citado no comunicado.