Notícia
Lloyds regressa aos lucros semestrais pela primeira vez em três anos
O Lloyds, liderado por António Horta Osório, regressou aos lucros no primeiro semestre deste ano, o que acontece pela primeira vez em três anos.
O resultado líquido do Lloyds foi de 1,56 mil milhões de libras (1,8 mil milhões de euros) no primeiro semestre do ano, o que compara com um prejuízo de 697 milhões de libras registado em igual período do ano passado, revelou esta quinta-feira o banco, citado pela Bloomberg.
Os resultados excluindo itens extraordinários ascenderam a 2,9 mil milhões de libras, superando as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg que apontavam para um valor médio de 2,34 mil milhões de libras.
A contribuir para a melhoria dos resultados esteve a descida das imparidades que o banco teve de assumir. As imparidades diminuíram 43% para 1,8 mil milhões de libras. O banco nos últimos anos teve de assumir imparidades elevadas para cobrir perdas com os empréstimos à habitação, bem como empréstimos concedidos à Irlanda.
O Lloyds, que foi resgatado pelo Tesouro britânico, deverá libertar-se dessa condicionante. As acções do banco têm recuperado e negoceiam acima dos 61 pence estipulados pelo Executivo como patamar a partir do qual o Reino Unido poderia vender a sua posição no capital da instituição, que é de 39%.
A Bloomberg diz que estas negociações deverão ser aceleradas, mas não só. A agência diz ainda que o Lloyds deverá voltar a distribuir dividendos aos accionistas.
As acções estão a subir mais de 5% no arranque da sessão.