Notícia
Leixões (des)carrega mais 9% de mercadorias no primeiro semestre
O porto de Leixões movimentou cerca de 9,7 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros seis meses deste ano, o que representa um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Apesar de uma ligeira quebra na carga contentorizada e na carga geral fraccionada, os resultados expressivos registados nos segmentos de granéis líquidos e cargas "ro-ro" guindaram um crescimento de 9% no movimento de mercadorias no porto de Leixões, para 9,7 milhões de toneladas, no primeiro semestre deste ano.
Entre Janeiro e Junho deste ano, as cargas "ro-ro", com um aumento de 12%, "deram um contributo significativo para reforçar a liderança de Leixões neste segmento", destaca a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), em comunicado.
Já os granéis líquidos registaram um aumento de mais de um milhão de toneladas, totalizando 4,3 milhões de toneladas, o que se traduziu num crescimento homólogo de 34%.
A APDL sublinha ainda os números das exportações de mercadorias, que alcançaram os 2,6 milhões de toneladas, mais 3,4% do que no primeiro semestre do ano passado.
Já em relação à actividade de cruzeiros, nos primeiros seis meses deste ano passaram pelo terminal de Leixões 45 navios e 40.917 passageiros, o que representou um crescimento homólogo de 29% e 64%, respectivamente.