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Inditex lucrou 1,93 mil milhões em 2011

A dona de cadeias de lojas Zara foi a única das grandes empresas do índice bolsista espanhol a superar a crise com um crescimento das vendas e dos resultados em 2011. A estratégia de abertura de lojas na Ásia continuará durante mais três anos.

21 de Março de 2012 às 12:24
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O resultado líquido da Inditex cresceu 12% para 1,93 mil milhões de euros durante o último ano e superou as estimativas dos analistas, cujo consenso apontava para lucros de 1,92 mil milhões.
A maior retalhista de roupa do mundo abriu 483 novas lojas no último ano e aumentou o total da sua superfície comercial em 9,7%, diz a empresa em comunicado citado pela Bloomberg. O grupo tinha 5,527 mil lojas distribuídas por 82 países no final do ano.

A Inditex é a terceira maior cotada do IBEX e foi a única entre as maiores empresas do índice bolsísta espanhol que superou a crise de 2011 com um crescimento das receitas e dos lucros. Um resultado que se deve à estratégia de abertura de novas lojas em economias emergentes.

Durante os próximos três anos a retalhista pretende aumentar o espaço comercial entre 8% e 10% ao ano, disse o CEO do grupo Pablo Isla, citado pela Bloomberg. O líder da empresa afirmou ainda a importância das operações do grupo em Portugal, refere a agência Lusa que esteve na conferência de apresentação dos resultados em Madrid.

“Os resultados de 2011 da Inditex foram muito fortes e o desempenho das vendas no início do ano também é bastante bom”, disse o analista do BPI, José Rito, à Bloomberg.

Questionado pela agência Lusa na apresentação dos resultados em Madrid, o CEO da Inditex afirmou a importância “absolutamente estratégica” de Portugal no grupo

“A importância de Portugal do ponto de vista de produção e fornecimento é absolutamente estratégica para o grupo Inditex”, disse. Os fornecedores portugueses estão “plenamente integrados” na operação do grupo e a “confecção tem muitíssima qualidade”, afirmou.

“Dentro do nosso modelo de negócio, a produção de proximidade em Portugal, Espanha e Marrocos permite-nos flexibilidade e a capacidade de reacção durante a campanha”, explicou ainda Pablo Isla.
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