Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Imprensa brasileira diz PT interessada na Telemar

A Portugal Telecom é uma das interessadas na compra da Telemar, maior operadora fixa de telecomunicações do Brasil em termos de facturação e número de telefones instalados, segundo o jornal «O Globo» deste Domingo.

23 de Maio de 2005 às 13:52
  • ...

A Portugal Telecom é uma das interessadas na compra da Telemar, operadora de telecomunicações brasileira, segundo o jornal «O Globo» deste Domingo.

O jornal cita uma «fonte ligada ao Conselho de Administração da companhia que revela que desde a privatização da Telemar está a ser preparada uma possível venda e que hoje os donos mantêm conversas com a Portugal Telecom, a inglesa Vodafone, o empresário mexicano Carlos Slim (o homem mais rico da América Latina) e, mais recentemente, até com a Telecom Itália.

Luciana Leocádio, do BES Securities, acha a venda factível, mas não agora. No mercado financeiro as acções ordinárias (com direito a voto) estão mais valorizadas que as preferenciais, justamente por causa dessa perspectiva de troca de controlo um dia. Para fonte dos accionistas, ainda há valor a gerar, antes de vender.

Desde 1998, a operadora Telemar reduziu estruturas, passou de cerca de 30 mil empregados para aproximadamente oito mil e lançou a Oi, operadora móvel. Mas a empresa poderia estar mais valorizada não fosse ter perdido a aquisição da rival Embratel, o controlo do portal IG, a BCP e a banda D em São Paulo.

Os accionistas da Telemar são os Fundos de Pensão liderados pela Previ, do Banco do Brasil, a La Fonte, de Carlos Jereissati, especializada sobretudo em «shopping centers», a construtora Andrade Gutierrez, a GP, criada por Jorge Paulo Lemann, maior accionista da AmBev e das Lojas Americanas e o BNDES, entre outros.

Horta e Costa de olho no fixo

Na semana passada, Miguel Horta e Costa, presidente executivo da PT falava a propósito dos desafios do grupo no Brasil. Na altura destacou que a Portugal Telecom estava interessada em «olhar as oportunidades na telefonia fixa». «Estamos a olhar para todo o mundo», referiu, à margem do Fórum Portugal, organizado pela Fundação Luso-Brasileira.

Quando foi formada a PT Investimentos Internacionais, foi dito que além da telefonia móvel, a operadora portuguesa estaria agora com vontade de expandir nas telecomunicações fixas no mercado brasileiro. A parceira Telefónica na Vivo já está no Brasil na rede fixa.

Referia que o «Brasil está numa boa situação económica, reconhecendo que é um mercado muito atractivo como as telecomunicações».

Lembrou que a Vivo, a sua móvel no Brasil, «tem crescido muitíssimo», acreditando que o mercado móvel potencial no Brasil possa chegar aos 100 milhões de pessoas dos 180 milhões de habitantes. Actualmente, o Brasil detém cerca de 70 milhões de telemóveis activos, pelo que Horta e Costa prevê ainda uma progressão de 30% no mercado de telemóveis.

*Correspondente em São Paulo

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio