Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ICP dá licensa à Jazztel Portugal e à Optimus para a rede fixa

A Optimus e a Jazztel Portugal acabam de receber, do Instituto de Comunicações de Portugal (ISP), a licença para a prestação do serviço fixo de telefone, que será liberalizado no próximo dia 1 de...

16 de Setembro de 1999 às 10:36
  • ...
A Optimus e a Jazztel Portugal acabam de receber, do Instituto de Comunicações de Portugal (ISP), a licença para a prestação do serviço fixo de telefone, que será liberalizado no próximo dia 1 de Janeiro de 2000.

A Jazztel Portugal, também recebeu a licença para criar uma rede pública de telecomunicações próprias, que assegurará as ligações ao nível nacional e com outros países. Recorde-se que a Jazztel já entregou, em Espanha, à Comisiòn Nacional de Mercados de Valores (CNVM), equivalente à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o pedido prévio para uma oferta pública de subscrição. Os objectivos da empresa espanhola passam também por entregar um pedido à Nasd, para que os seus títulos sejam cotados no Nasdaq. Estas operações de capital deverão render cerca de 144,2 milhões de euros (28,9 milhões de contos), destinando-se este capital a financiar os investimentos em Portugal e Espanha.

No que diz respeito à Optimus, deve salientar-se que no final dos primeiros doze meses de actividade, a operadora conquistou 17% do mercado móvel em Portugal, o equivalente a 670 mil clientes. Os investimentos foram avolumados, 474,86 milhões de euros (95,2 milhões de contos), que lhe permitem uma cobertura de 99% do território nacional. A consolidação da sua posição no mercado nacional será reforçada com a licença para a rede fixa.

A Jazztel e a Optimus juntam-se às quatro outras empresas já licenciadas pelo ICP: a E3G, a Sonae Redes de Dados, a Maxitelsat e a Teleweb.

Às 10h30, a Inparsa tinha transaccionado perto de 1.500 título e cotava-se nos 11,4 euros (2.285 escudos), traduzindo uma valorização de 0,09%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio