Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ibersol conclui no dia 30 venda de restaurantes Burger King

A conclusão desta alienação estava sujeita à verificação de um conjunto de condições suspensivas, entre as quais a não oposição da Autoridade da Concorrência - que foi dada no passado dia 6 de setembro.

Reuters
16 de Novembro de 2022 às 23:03
  • ...

A Ibersol anunciou esta quarta-feira à noite que está prevista para o dia 30 de novembro a conclusão do processo de venda dos restaurantes Burger King à RBI.

 

No passado dia 2 de agosto, recorde-se, foi assinado o contrato de compra e venda de ações respeitante à alienação – à BK Portugal e à Burger King Spain. (controladas pela Restaurant Brands Iberia (RBI) – das ações representativas da totalidade do capital social, respetivamente, da Iberking e da Lurcam que operam os restaurantes da insígnia Burger King em Portugal e Espanha.

 

"Com sujeição aos termos e condições previstos no contrato de compra e venda, a conclusão da operação está prevista para o dia 30 de novembro de 2022", refere a Ibersol em comunicado divulgado junto da CMVM.

 

A conclusão desta alienação estava sujeita à verificação de um conjunto de condições suspensivas, entre as quais a não oposição da Autoridade da Concorrência - que foi dada no passado dia 6 de setembro.

 

O preço da alienação corresponderá a um enterprise value (valor da empresa) de 259,7 milhões de euros, numa base cash and debt free, estando parte do preço (no valor de 15,5 milhões de euros) sujeita à verificação de condições relacionadas com a evolução do EBITDA e/ou geração de cash flows.

 

No âmbito desta transação e considerado no referido enterprise value, "prevê igualmente a transferência por parte de entidades do Grupo Ibersol de alguns ativos para o perímetro da transação, no valor global de 6,6 milhões de euros, bem como a transferência de alguns ativos imobiliários detidos pela Iberking para outras entidades do Grupo Ibersol, no valor global de 8,4 milhões de euros", acrescentava o comunicado de agosto.

 

"Pressupondo que o valor máximo do preço é integralmente recebido, a transação resulta numa mais-valia de aproximadamente 160 milhões de euros nas contas consolidadas da Ibersol", rematava.

 

A 14 de julho, a Ibersol anunciou que tinham fechado sem acordo as negociações exclusivas para a venda à RBI – "masterfranchiser" da Burger King em Portugal e Espanha – dos 119 restaurantes da marca que a empresa portuguesa detém em território nacional, por via de contratos de franquia.


"Após analisar em conjunto com os seus consultores financeiros e legais os termos da última proposta da RBI, incluindo em especial no que concerne à proposta de valor e condições associadas, o conselho de administração, ponderando os melhores interesses da Ibersol e dos seus 'stakeholders', verificou não existirem condições para continuar este processo, tendo assim deliberado não aceitar a oferta da RBI", referiu então em comunicado.

 

A primeira oferta de compra tinha feita em meados de fevereiro, altura em que a Ibersol ofereceu 230 milhões de euros. As conversações continuaram e, sensivelmente um mês depois, a RBI subiu a parada para 250 milhões de euros.

 

O prazo das negociações exclusivas foi sendo sucessivamente prorrogado, com a proposta em cima da mesa a manter-se nos mesmos termos até meados de junho, altura em que a oferta vinculativa feita pela RBI passou a incluir além do valor-empresa ('enterprise value') de 250 milhões de euros, "numa base 'cash and debt-free'", outras condições extra.

A este valor passaram a acrescer "sete milhões relativos a créditos fiscais e três milhões [de euros] do investimento em dois restaurantes adicionais abertos em 2022, sujeitando o pagamento de parte do preço (no valor de 13 milhões de euros) à verificação de condições relacionadas com a evolução futura do EBITDA [resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] e/ou geração de cash flows", bem como "à realização de 'due diligence' adicional e à discussão da documentação contratual da potencial transação".

A nova oferta incluiu também "a proposta não solicitada de aquisição pela RBI, por oito milhões de euros, de cinco ativos imobiliários não incluídos anteriormente no perímetro da potencial transação", segundo as informações que foram sendo transmitidas pela Ibersol à CMVM.

 

Depois, a 14 de julho, após ser apreciada essa oferta vinculativa revista, a Ibersol decidiu então parar com as negociações para a venda dos Burger King – mas a 2 de agosto chegaram as novidades a dar conta de luz verde, com o processo então a dever concluir-se já no próximo dia 30.

Ver comentários
Saber mais Ibersol Iberking Grupo Ibersol Burger King RBI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio