Notícia
Compra dos Burger King à Ibersol será financiada por empréstimo
A empresa espanhola contratou um empréstimo de 260 milhões de euros junto do Santander e ING, com um vencimento de quase seis anos. A dívida poderá ser subscrita por investidores.
A compra dos restaurantes Burger King em Portugal e Espanha à Ibersol pela Restaurant Brands Iberia (RBI) será financiada integralmente por crédito bancário.
A empresa espanhola - que foi comprada em 2021 pela Cinven, "private equity" britânica, por mil milhões de euros - contratou um empréstimo de 260 milhões de euros (o preço acordado com a Ibersol) com o Santander e o ING, avança o jornal espanhol Cinco Días.
O empréstimo será pago em 5,8 anos. Além da Euribor, a prestação englobará um diferencial de 550 pontos base. Esta dívida da Restaurant Brands Iberia poderá ser subscrita pelos investidores que o desejarem até esta sexta-feira, dia 27 de janeiro.
A Restaurant Brands Iberia fechou 2021 com uma dívida de 798 milhões, cuja maior fatia se prende com um empréstimo sindicado de 688 milhões de euros.
O acordo entre a empresa espanhola e a Ibersol foi fechado em agosto.
Em causa está a venda à Restaurant Brands Iberia das ações representativas da totalidade do capital social das sociedades Iber King- Restauração, S.A. e Lurca S.A.U, de direito português e espanhol, respetivamente, que operam os restaurantes da insígnia Burger King em Portugal e Espanha.
A Restaurant Brands Iberia anunciou então que pretende transformar Portugal "num mercado chave para o Burger King", planeando um investimento de 150 milhões de euros e a abertura de 90 restaurantes até 2025.